Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Por que praticar natação?

Postado em 18/04/2018 16h07min e atualizado em 18/04/2018 16h32min

Por Ana Amélia Ritt

Considerado um dos esportes mais praticados no Brasil e mais completos para o desenvolvimento físico humano, a natação foi introduzida no País como esporte oficial em 1897. Esse é um dos temas abordados na aula de Esportes Aquáticos do curso de Educação Física - Licenciatura, que conta com a estrutura do Complexo Esportivo da Univates para aliar a teoria à prática. 

Separamos cinco benefícios da Natação para você já dar uma estudada para as aulas e quem sabe até se inspirar para a prática. Confira:

Elise Bozzetto

1) Fortalecimento dos músculos

Elise Bozzetto

Com intenso trabalho de resistência, a natação contribui para a tonificação muscular e o incremento de força. Isso porque a água é mais densa que o ar, e, assim, o esporte é praticado com intensidade sem a pessoa perceber. 

Se o nadador praticar os quatro estilos do esporte, - crawl, costas, peito e borboleta -, conseguirá trabalhar todos os grupos musculares do corpo, fortalecendo-os.

2) Controle de peso

Uma hora de natação pode queimar até 500 calorias, dependendo da duração, da intensidade do exercício e da temperatura da água. O esporte acelera o metabolismo e pode ajudar na queima de calorias. Mas preste atenção: não pratique natação em jejum.

3) Bem-estar

A natação libera endorfina, o hormônio do prazer, que provoca sensação de felicidade e liberdade, influenciando também a autoestima :)

Elise Bozzetto

4) Menos estresse

A água, devido à sua pressão, auxilia no relaxamento muscular, aliviando contraturas e estresses gerados pelas atividades rotineiras
professora do curso de Educação Física da Univates Janine Giovanella

Além disso, a endorfina, citada no item anterior, também influencia em como estamos nos sentindo.

5) Mais saúde

Janine afirma que as atividades aquáticas trazem benefícios às pessoas com doenças crônicas, como diabetes e cardiopatias, reduzindo os parâmetros associados a elas. A natação também contribui para a redução e prevenção dos sintomas da asma, pois é praticada em ambiente úmido e fortalece os músculos torácicos, o que aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões, ou seja, amplia a capacidade de absorver oxigênio.

Tuane Eggers

Saiba mais

Inaugurada em 2007, a piscina está entre as melhores do Rio Grande do Sul. Semiolímpica e coberta, atende a todas as exigências da Federação Gaúcha de Natação. Conforme a professora do curso de Educação Física da Univates Janine Giovanella, as atividades na água, com os cuidados específicos para cada situação, podem ser praticadas por todos os públicos, de bebês a idosos.

Elise Bozzetto

“São atividades que geram menos impacto nas articulações devido às propriedades da água. Ao realizarmos atividades na água, temos sensação de bem-estar e prazer, pois, se formos analisar, nossas primeiras vivências como seres humanos são na água, no conforto do ventre de nossas mães”, explica a professora.

Ficou interessado?

 

Se, além das aulas teóricas do curso, você tem interesse em praticar natação no Complexo Esportivo da Univates, confira os horários disponíveis aqui.