Saiba como ovos e palitos de picolé são instrumentos de aprendizagem na Engenharia Civil

Postado em 24/04/2018 13h42min e atualizado em 18/10/2018 17h28min

Por Ana Amélia Ritt

Nicole Morás

Construir uma estrutura que seja firme o suficiente para proteger ovos, você já ouviu falar sobre isso? Essa é uma das competições - intitulada Aparato de Proteção ao Ovo (APO) - que integra as atividades realizadas pelo curso de Engenharia Civil da Univates. Além dessa, outras duas competições desafiarão cerca de 140 alunos nos dias 2, 3 e 4 de maio: a de Kit Estrutural Mola e a Ponte de Palitos de Picolé. Os eventos acontecem no Prédio 17 e buscam trazer novos desafios, além de aproximar a teoria e a prática.

“Queremos estimular a procura de soluções e de desafios”, explica uma das professoras organizadoras, Rebeca Jéssica Schmitz. “Esse é um momento em que os estudantes terão que retomar o que viram em outras disciplinas e unir os conhecimentos para a realização do que é proposto”, completa a coordenadora do curso, Betina Hansen.

Nicole Morás

As competições contam com a participação de acadêmicos das disciplinas de Mecânica Estrutural I (que participam da Competição Kit Estrutural Mola, no dia 2 de maio), Estruturas de Concreto Armado II (Competição de APO, no dia 3) e Mecânica Estrutural II e III (Competição de Ponte de Palitos de Picolé, no dia 4). A iniciativa, além de divertida, busca aproveitar o material já disponível na Instituição - no caso dos kits das molas - e tornar visível e palpável o conhecimento teórico.  “As atividades estimulam a integração, o trabalho em equipe e a troca de ideias, ou seja, elas também acabam mostrando a realidade do futuro profissional, do mercado de trabalho”, completa a professora Débora Pedroso Righi.

Carolina Bernhard é uma das estudantes que participará do desafio APO - uma estrutura de concreto que deve suportar impactos protegendo o ovo que está embaixo.

Divulgação

O Aparato de Proteção ao Ovo (APO) assim como outras atividades práticas da graduação são importantes para que se faça a relação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula com a experiência de lidar com instrumentos e materiais que estarão presentes na vida de um engenheiro civil.
estudante de Engenharia Civil Carolina Bernhard

Conforme Carolina, todos os parâmetros para a moldagem e preparo da estrutura - como dimensões e quantidades de barras de aço - foram baseados nas regras desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), que promove competições nacionais na área. “O primeiro desafio foi investigar diferentes traços de argamassas e/ou concretos para serem utilizados na estrutura do APO. Por meio do Laboratório de Tecnologia da Construção (Latec) tivemos a oportunidade de testar variadas misturas cimentícias e suas resistências mecânicas”, conta, complementando que a preparação para a Competição também contou com uma pesquisa bibliográfica. “Isso fortaleceu ainda mais os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação”, declara.

Inscrições abertas

O curso de Engenharia Civil é uma das opções oferecidas no Vestibular de Inverno Univates. As inscrições podem ser realizadas até 5 de junho no site www.univates.br/vestibular. A prova única de redação ocorre no dia 10 de junho.