Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

App criado por diplomado da Univates coloca Venâncio entre os finalistas do Prêmio Municiência

Postado em 26/04/2018 09h47min e atualizado em 26/04/2018 09h56min

Por Artur Dullius

A Prefeitura Municipal de Venâncio Aires é uma das 15 finalistas do Prêmio Municiência. A iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) busca identificar e compartilhar experiências inovadoras implementadas por prefeitos das cinco regiões do Brasil. Um dos três representantes gaúchos na votação, Venâncio Aires concorre com o aplicativo Fiscale. A ferramenta colaborativa, capaz de facilitar o diálogo entre a população e a administração pública, foi desenvolvida pelo diplomado em Sistemas de Informação da Univates Jonas Dhein.

A ideia surgiu ainda durante o curso, em 2015, quando o então acadêmico tinha pela frente o desafio de definir um tema para sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Conforme Dhein, a plataforma pode ser utilizada por outros municípios e permite que a população encaminhe à gestão municipal problemas detectados na cidade. Assim que o registro é feito, a solicitação é diretamente encaminhada para a ouvidoria do município responsável, que tem o papel de destinar a situação para a secretaria competente.

Ao todo foram mais de 200 municípios inscritos no concurso. Segundo o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, estar entre os melhores do júri técnico é motivo de orgulho para a cidade. “Estamos concorrendo com capitais que têm grande capacidade de mobilização, então já nos sentimos vitoriosos. O prêmio seria uma consequência da mobilização da região nesta etapa”, comenta Wickert.

No município, o aplicativo foi integrado à gestão há cerca de um ano. Segundo Guilherme Hautzinger, responsável pelo serviço de atendimento ao público da prefeitura, desde então 4.087 solicitações foram feitas, e 83,69% delas já estão resolvidas. Ele explica que grande parte das solicitações está relacionada à iluminação pública, sendo 2.358 referentes a lâmpadas que estavam apagadas. “No primeiro mês foram 851 solicitações, já no segundo mês o número caiu para 531. Hoje existe uma média de 250 solicitações mensais. Ou seja, esse decréscimo comprova a efetividade que o aplicativo tem na resolução dos problemas”, afirma ele.

Hautzinger explica ainda que algumas questões levam mais tempo que outras para serem resolvidas, no entanto lembra que a média de resolutividade tem sido de 45 dias após a solicitação estar no sistema. “A partir do momento que as pessoas utilizam a tecnologia para solicitar ajustes, elas querem ainda mais velocidade na resolução. Tivemos que reorganizar nosso processo interno e grandes mudanças foram feitas para nos adaptarmos a essa rapidez exigida pela população”, explica.

Atualmente, além do município de Venâncio Aires, a cidade de Esteio também utiliza a plataforma. Segundo Dhein, outros contratos já estão assinados em pelo menos mais duas cidades do Vale do Taquari.

A Prefeitura de Venâncio Aires foi uma parceira muito importante para o aperfeiçoamento da ferramenta, uma vez que desde a implantação na cidade várias melhorias já foram realizadas no app com base na experiência do cidadão
Jonas Dhein, diplomado em Sistema de Informação

Conforme ele, um recurso novo que está sendo bastante utilizado pelos usuários é a possibilidade de enviar um áudio sobre o problema, não precisando necessariamente descrevê-lo.

Artur Dullius

 

“Sinto-me realizado ao ver que todo o tempo destinado para a elaboração do trabalho não foi em vão. É muito gratificante ver que o seu trabalho consegue impactar um número grande de pessoas de forma positiva, facilitando a vida do cidadão e, ao mesmo tempo, transformando a cidade em que essa pessoa vive em um lugar melhor”, conclui Dhein.

A votação pode ser feita pelo site www.municiencia.cnm.org.br. O vencedor do prêmio será anunciado na Marcha dos Prefeitos, que será realizada em maio, em Brasília. Mais informações sobre o aplicativo podem ser conferidas no site fiscale.vc.

Vestibular de Inverno

O curso de Sistemas de Informação é uma das opções do Vestibular de Inverno da Univates. O processo seletivo para o segundo semestre de 2018 recebe inscrições até o dia 5 de junho. A prova única de redação será aplicada no dia 10 de junho, no campus de Lajeado. Maisq informações em www.univates.br/vestibular.