5 dicas para mandar bem na redação

Postado em 26/04/2018 14h26min e atualizado em 03/09/2019 09h26min

Por Ana Amélia Ritt

Nicole Morás

O Vestibular de Inverno Univates ocorre no dia 10 de junho com prova única de redação. Por isso, preparamos cinco dicas espertas:

1) Durma e alimente-se bem

Uma boa noite de sono melhora a concentração e a resolução de problemas, além de contribuir para a recarga de energias. Já com relação à alimentação, não pule refeições e evite alimentos gordurosos ou refeições muito exageradas. Isso ajuda a combater o cansaço, controlar a ansiedade e não trazer desconfortos. ;)

2) Busque sobre o mundo

Ana Amélia Ritt

A redação costuma abordar conteúdos que estão na mídia e em discussões nacionais, por isso fique por dentro das notícias divulgadas em jornais, rádios e televisão. Aproveite também a internet, mas atenção, visite sites confiáveis e não esqueça de conferir a veracidade das informações.

3) Rascunhe

Lembre-se que a redação entregue não precisa ser a primeira versão. Coloque suas principais ideias no papel, veja formas de juntá-las, monte o texto, releia-o, corrija os  erros ortográficos... Só depois passe a limpo para a versão definitiva, fazendo os ajustes necessários.

4) Conheça a prova

Procure provas anteriores e fique por dentro do estilo e dos temas de texto que são cobrados. Assim você vai conhecer o formato da prova e vai se sentir mais tranquilo quando realizá-la.

Em geral no Vestibular da Univates são propostos dois ou três temas. O candidato deve escolher aquele que melhor se enquadra com as suas ideias ou com o seu ponto de vista. Esses temas normalmente possuem um texto de apoio e se organizam em torno de questões-problema.

Nicole Morás

5) Informe-se sobre os gêneros textuais

A prova permite que você escolha um gênero de texto, por isso estude a estrutura de cada um. Um dos mais conhecidos é o dissertativo-argumentativo, que é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão e revela se o candidato consegue expressar seu ponto de vista, além de apresentar argumentos que defendam sua opinião.

Fique ligado: um dos critérios de avaliação do Vestibular da Univates é a originalidade no texto.

Costumamos recomendar que o candidato atente ao gênero textual selecionado e que procure se posicionar a respeito da temática requerida, apresentando razões que justifiquem seu ponto de vista, sem necessariamente seguir um formato de organização de parágrafos padronizados
professora de Letras Kári Forneck