Seminário de Línguas e Literatura recebe submissão de trabalhos

Postado em 06/06/2018 10h29min e atualizado em 06/06/2018 10h34min

Por Ana Amélia Ritt

O IV Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura ocorre de 29 a 31 de agosto e reúne quatro encontros voltados à discussão sobre o ensino de   línguas - Português, Inglês e Espanhol - e de Literatura. O evento acontece na Univates e tem como objetivo a troca de experiências e de aprendizagens. Interessados em submeter trabalhos para apresentação podem se inscrever até 30 de junho em www.univates.br/evento/iv-snell.

O evento, aberto à comunidade, busca a integração entre professores de diferentes instituições de ensino e estudantes da Univates e de outras universidades, além de pesquisadores dos temas abordados. A 4ª edição do Seminário inclui também o IX Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa e de Literatura, o XIX Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa, o XIV Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola e o II Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa como Língua Adicional.

Ana Amélia Ritt

Submissão de trabalhos

Os trabalhos podem ser inscritos nas modalidades comunicação oral e relato de experiência. A divulgação dos trabalhos aceitos será feita até dia 15 de julho.

Mais informações aqui.

Programação

A conferência de abertura do evento debate o programa escolar de leitura e ocorre às 19h30min no auditório do Prédio 16. A atividade é ministrada pelo professor Rildo Cosson (Cefor/UFMG), que concluiu o doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1998 e realizou pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2007. Cosson é autor dos livros Círculos de Leitura e Letramento Literário (2014), Escolas do Legislativo, Escolas de Democracia (2008), Fronteiras Contaminadas - literatura como jornalismo e jornalismo como literatura no Brasil dos anos 1970 (2007), Letramento literário: teoria e prática (2006), O livro e o gênero (2002) e Romance-Reportagem (2001). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG.

Além dessa atividade, no IV Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura ocorrem oficinas de letramento literário e de tecnologia digital e o ensino da compreensão textual; grupos de trabalhos sobre Estudos e Práticas de Literatura e Formação do Leitor; e oficinas sobre a música no ensino de línguas adicionais e jogos para o ensino de línguas adicionais para crianças. O encerramento é com a professora doutora Margarete Schlatter (Ufrgs), que ministra palestra sobre interdisciplinaridade, letramento e educação linguística na aula de língua adicional. A programação completa pode ser conferida no site www.univates.br/evento/iv-snell/programacao.