Temas internacionais são levados a escolas

Postado em 19/06/2018 09h27min e atualizado em 19/06/2018 15h11min

Por Ana Amélia Ritt

O que você faria se fosse o governante de um país como os Estados Unidos? E a Síria? É por simulações como essas que alunos de escolas da região do Vale do Taquari passam quando estudantes voluntários do curso de Relações Internacionais da Univates ocupam a sala de aula da escola. A proposta faz parte do projeto de extensão O Mundo aqui: Relações Internacionais na Sala de Aula, que acontece desde 2014 e busca analisar assuntos de todo o mundo, sejam atuais ou históricos.

Ana Amélia Ritt

Por meio de oficinas e diálogos, os jovens simulam processos de tomadas de decisão e montam contextos, como decisões do Conselho de Segurança da ONU. Entre as turmas participantes, o 2º e o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Scalabriniano São José, de Roca Sales. Vitória Baroni, uma das alunas que participou das atividades, acredita que a iniciativa atrai os estudantes por ser de conversa e não envolver material didático.

Ana Amélia Ritt

Estamos tendo conhecimento de mundo, que vai além da escola. Isso é muito importante para nós, também por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares
Vitória Baroni, estudante do 3º ano do EM

Para a professora de História e Geografia das turmas, Evelise Calvi Mezacasa, os encontros têm sido muito positivos, pois é uma forma de a turma reforçar assuntos vistos em sala de aula. “Como os assuntos trabalhados são atuais, eles não estão nos materiais didáticos. Os encontros são uma forma de abordar essas questões, além da possibilidade de relacioná-los com questões do século XX”, explica a professora salientando que a oportunidade também traz às turmas uma visão sob o aspecto das relações internacionais.

Ana Amélia Ritt

O estudante de Relações Internacionais Eduardo Schmitz atua como voluntário do projeto. Para ele, a experiência de poder compartilhar o conhecimento com estudantes de escola é fantástica, tanto pelos acadêmicos da universidade compartilharem o que aprendem em sala de aula como pela motivação dos alunos das escolas de terem atividades diferentes. “Todas as oficinas tiveram trocas de conhecimento entre os estudantes das escolas e os integrantes do projeto. Os alunos têm tido muito interesse nas oficinas realizadas, pois envolvem sua participação ativa, com muito diálogo, e temáticas atraentes, já que tratam de assuntos atuais”, explica.

Coordenado pelo professor Mateus Dalmáz, o projeto conta com encontros em escolas ou na Univates. Turmas interessadas em participar devem entrar em contato pelo e-mail dalmaz@univates.br.

Opção do Vestibular

Interessados em cursar Relações Internacionais na Univates em 2018B ainda podem se inscrever por meio de uma prova de redação agendada ou via nota de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. O procedimento deve ser feito pelo site univates.br/vestibular até o dia 3 de agosto. Saiba mais aqui.