“Quanto mais nacionalidades e culturas, mais completa pode ficar uma investigação”

Postado em 20/06/2018 11h44min e atualizado em 20/06/2018 11h49min

Por Artur Dullius

Em julho de 2017, a estudante espanhola Bárbara Garcia desembarcou no Brasil com o objetivo de realizar um semestre de estudos na Universidade do Vale do Taquari - Univates. No entanto, o período se estendeu, e o que era para ser seis meses virou um ano. “Decidi que queria ficar mais um semestre porque considerei que a Univates tinha muito para me oferecer”, conta.

Artur Dullius

Prestes a concluir a graduação pela Universidade de Vigo, a intercambista do curso de Educação Física - Licenciatura tinha pela frente a necessidade de realizar um estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Sempre gostei de desafios e fazer o TCC em outro país, outro idioma, é um desafio. Então resolvi ampliar minha estadia aqui no Brasil. Acho que quanto mais nacionalidades e culturas, mais completa pode ficar uma investigação, posso conhecer mais de uma perspectiva sobre o tema”, explica Bárbara.

Na última semana, a estudante apresentou os resultados da primeira etapa do estudo intitulado: “Relação entre técnico e atleta e a influência no rendimento esportivo”. A apresentação contou com a participação do professor espanhol Joaquim Dosil, que será o orientador de Bárbara na segunda parte da pesquisa.

Vejo que este é o começo de uma nova colaboração. Já havia participado da banca de mestrado e doutorado de brasileiros, mas da graduação é a primeira vez
Joaquim Dosil, professor da Universidade de Vigo

Segundo Bárbara, o tema foi escolhido devido sua relação com a área psicológica. No trabalho a estudante irá analisar a influência do treinador no desenvolvimento de atletas de categorias de base em esportes individuais. “No esporte individual a relação é basicamente restrita a técnico e atleta. E, quando falamos de categorias de base, estamos nos referindo a jovens atletas, que ainda estão em fase de crescimento físico e emocional. Querendo ou não, é um período da vida em que eles acabam tendo grande influência dos adultos”, explica.

Artur Dullius

A pesquisa será aplicada ainda no Brasil, em agosto, com 12 atletas da equipe de ginástica de trampolim da Univates. Já a etapa final, de análise dos dados, será realizada após o retorno da estudante à Espanha. “É preciso ouvir opiniões de outros profissionais, que enxergam a mesma coisa sobre uma perspectiva diferente”, afirma o orientador da estudante na Univates, o professor Rodrigo Rother.