Estudantes de Publicidade e Propaganda criam campanha para cliente real

Postado em 21/06/2018 09h18min e atualizado em 21/06/2018 09h27min

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Três agências de publicidade fictícias com o objetivo de auxiliar uma entidade real com problemas reais. Esse foi o desafio da disciplina Gestão de Contas, do curso de Publicidade e Propaganda da Univates, para 16 estudantes. O trabalho desenvolvido durante todo o semestre voltou os olhos à Casa de Passagem, instituição de Lajeado que há 20 anos acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.

Com novas sugestões de comunicação, os alunos apresentaram as campanhas a representantes da entidade nesta semana.

Todas as propostas estão muito bonitas. O trabalho foi realizado com muito cuidado pelos estudantes e o resultado ficou bem interessante
assistente social Magda Rigo e a advogada e voluntária da Casa de Passagem Denise Müller Arruda

Os trabalhos foram desenvolvidos durante o semestre e serão levados às demais dirigentes da Casa de Passagem para avaliação. Segundo a professora da disciplina, Elizete de Azevedo Kreutz, a atividade permite que os estudantes passem por todos os processos de criação de uma campanha, “que inicia com o briefing, a pesquisa, a criação e o desenvolvimento do conceito da campanha de acordo com os objetivos definidos com o cliente, para depois criar e desenvolver a campanha em si e as peças publicitárias”, explica Elizete. Após a resposta do cliente, as propostas poderão ser organizadas em uma só campanha, que será divulgada nos meios de comunicação.

Segundo os estudantes, a Casa de Passagem foi escolhida pelo importante serviço voluntário prestado à comunidade. “É uma entidade que não recebe auxílio na comunicação e estava precisando mostrar sua importância no Vale do Taquari e angariar fundos para manter sua estrutura”, explicam os integrantes da agência Meraki, composta pelos estudantes Marcieli Hoffmann, Letícia Fritzen, Daniela Borsoi, Tiago Fritz, Glaucia Reiter e Jonas de Siqueira.

Os alunos integrantes da Agência Soma afirmam que o trabalho os tornou mais comprometidos e críticos com o material entregue por justamente envolver uma experiência real entre cliente e alunos enquanto agência. “Tivemos a responsabilidade de entregar o nosso melhor para a aprovação do cliente”, contam Joana Lúcia Heckler, Letícia Toriani, Tiago Bortolotto, Jeana Micaela Corrêa, Laura Gabriela Moraes da Silva e Carolina Kehl. Em complemento, os integrantes da Meraki declararam: “Realizar uma campanha para um cliente real, sem verba, é um grande desafio. Precisamos nos adaptar à realidade e conseguir o máximo resultado”.

Opção do Vestibular

Interessados em cursar Publicidade e Propaganda na Univates em 2018B podem se inscrever no processo seletivo e realizar prova de redação agendada ou concorrer com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. O procedimento deve ser feito pelo site univates.br/vestibular até o dia 3 de agosto. Saiba mais aqui.