Professora de Letras participa do XIII Congresso Internacional de Linguística Geral

Postado em 21/06/2018 13h37min e atualizado em 21/06/2018 17h24min

Por Redação

Com a apresentação de dois trabalhos, a professora do curso de Letras da Univates Maristela Juchum esteve no XIII Congresso Internacional de Linguística Geral (CILX2018). O evento ocorreu na Universidade de Vigo, na Espanha, de 13 a 15 de junho e contou com 430 docentes e investigadores de países europeus, além dos Estados Unidos, Chile, Argentina, Brasil e China. Entre os assuntos discutidos, esteve multilinguismo, imigrações e aprendizagem de línguas.

Divulgação

Professora Maristela (3ª e/d) com pesquisadores de ensino de línguas do Chile e da Espanha.

Na programação, o CILX2018 contou com palestras, comunicações orais, painéis temáticos e pôsteres, que abrangeram diferentes áreas, metodologias e perspectivas teóricas relacionadas ao estudo da linguagem e às línguas.

Divulgação

Maristela participou do evento com os trabalhos: Leitura e escrita na universidade: os projetos de trabalho como fio condutor, pesquisa relacionada à proposta pedagógica adotada pela professora para o ensino da leitura e da escrita na disciplina Leitura e Produção de Textos, e Reescrita de textos no contexto acadêmico: uma concepção dialógica da linguagem, pesquisa centrada na análise de textos reescritos com base nos “talkbacks” (conversas sobre o texto), produzidos por estudantes na disciplina Leitura e Produção de Textos.

Esta é a décima terceira edição do evento que teve a sua origem em Valência em 1994. Desde então, segundo Maristela, o CILX aproximou um amplo e fecundo diálogo bienal sobre a investigação em Linguística, com paradas em Granada (1996), Salamanca (1998), Cádiz (2000), Leão (2002), Santiago de Compostela (2004), Barcelona (2006), Madrid (2008), Valladolid (2010), Zaragoza (2012), Pamplona (2014) e Alcalá de Henares (2016).

Divulgação

A recepção dos participantes do CILX ocorreu no Pazo de Castrelos.