Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professora de Letras participa do XIII Congresso Internacional de Linguística Geral

Postado em 21/06/2018 13h37min e atualizado em 21/06/2018 17h24min

Por Redação

Com a apresentação de dois trabalhos, a professora do curso de Letras da Univates Maristela Juchum esteve no XIII Congresso Internacional de Linguística Geral (CILX2018). O evento ocorreu na Universidade de Vigo, na Espanha, de 13 a 15 de junho e contou com 430 docentes e investigadores de países europeus, além dos Estados Unidos, Chile, Argentina, Brasil e China. Entre os assuntos discutidos, esteve multilinguismo, imigrações e aprendizagem de línguas.

Divulgação

Professora Maristela (3ª e/d) com pesquisadores de ensino de línguas do Chile e da Espanha.

Na programação, o CILX2018 contou com palestras, comunicações orais, painéis temáticos e pôsteres, que abrangeram diferentes áreas, metodologias e perspectivas teóricas relacionadas ao estudo da linguagem e às línguas. 

Divulgação

Maristela participou do evento com os trabalhos: Leitura e escrita na universidade: os projetos de trabalho como fio condutor, pesquisa relacionada à proposta pedagógica adotada pela professora para o ensino da leitura e da escrita na disciplina Leitura e Produção de Textos, e Reescrita de textos no contexto acadêmico: uma concepção dialógica da linguagem, pesquisa centrada na análise de textos reescritos com base nos “talkbacks” (conversas sobre o texto), produzidos por estudantes na disciplina Leitura e Produção de Textos.

 

Esta é a décima terceira edição do evento que teve a sua origem em Valência em 1994. Desde então, segundo Maristela, o CILX aproximou um amplo e fecundo diálogo bienal sobre a investigação em Linguística, com paradas em Granada (1996), Salamanca (1998), Cádiz (2000), Leão (2002), Santiago de Compostela (2004), Barcelona (2006), Madrid (2008), Valladolid (2010), Zaragoza (2012), Pamplona (2014) e Alcalá de Henares (2016).

Divulgação

A recepção dos participantes do CILX ocorreu no Pazo de Castrelos.