Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Curso de Medicina realiza pesquisa para diagnóstico precoce de doença de Parkinson

Postado em 27/06/2018 09h17min e atualizado em 27/06/2018 09h21min

Por Nicole Morás

A doença de Parkinson atinge cerca de 1% da população idosa. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 200 mil pessoas sofrem com o problema, que é agravado quando o diagnóstico não ocorre de forma precoce. Pensando nisso, o curso de Medicina da Univates realiza a pesquisa “Desenvolvimento de marcadores moleculares destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico prévio da doença de Parkinson”, coordenado pelo professor doutor Ramatis de Oliveira.

O estudo foi contemplado pelo edital 03/2017 do Programa Pesquisa para SUS: gestão compartilhada em saúde, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SES/RS). O valor total a ser repassado para o projeto é de R$ 54.289,43.

Nicole Morás

De acordo com Oliveira (ao lado), o objetivo do projeto é identificar marcadores moleculares que permitam a montagem de um ''kit'', para aplicação no SUS, visando ao diagnóstico prévio da doença de Parkinson (DP) em pacientes que apresentam sintomas neurológicos ''não motores'' da doença, porém não apresentam a degeneração característica da DP.

“A ideia é baseada na crescente discussão envolvendo o sistema noradrenérgico, no qual esse sistema aparenta naturalmente proteger as regiões envolvidas no desenvolvimento e progressão da doença de Parkinson. Na descrição inicial da DP foi relatada uma degeneração massiva de neurônios noradrenérgicos no tronco cerebral, e hoje é sabido que esses neurônios correspondem à estrutura do maior centro noradrenérgico do sistema nervoso central. Essa estrutura é envolvida no controle de processos neuronais, como comportamento, cognição e ciclo circadiano, exatamente os sintomas que aparecem antes do desenvolvimento da doença, conhecidos como sintomas ''não motores''’, explica Oliveira.

O pesquisador acrescenta que a detecção prévia de tal patologia, além de ser uma revolução na medicina atual, seria uma ferramenta inestimável à prevenção e possibilidade de desenvolver novas terapias preventivas acessíveis à população brasileira.

Cerca de 90% dos casos de Parkinson são de origem desconhecida, o que faz com que o acerto do diagnóstico prévio por parte do profissional de medicina seja muito difícil, sendo urgente a necessidade de um marcador molecular definitivo para suprir essa deficiência. Outro fato importantíssimo é que a doença de Parkinson é neurodegenerativa irreversível, ou seja, uma vez perdidos os neurônios envolvidos na patologia, não há maneira de recuperá-los ou substituí-los, limitando as terapias apenas ao manejo dos sintomas
Ramatis de Oliveira

Conforme Oliveira, essas terapias preventivas poderiam retardar o aparecimento da doença, bem como, possivelmente, impedir totalmente o seu aparecimento. Além dos benefícios para o paciente, o pesquisador destaca que o investimento em kits de diagnóstico seria muito inferior aos custos com medicação, internação, atendimento e atenção a pacientes com Parkinson.