Elise Bozzetto

Projeto Interfaces planeja novas ações para o semestre

Postado as 2018-08-03 10:07:59

Por Nicole Morás

O projeto de extensão Interfaces é realizado na Universidade do Vale do Taquari desde 2016 com o objetivo de debater temas humanísticos e culturais diversos com a comunidade regional, incluindo estudantes de graduação como mediadores em processos de intervenção comunitária e acadêmica, a fim de possibilitar a interlocução entre diversos saberes, contribuindo para o diálogo entre Universidade e comunidade.

Para o segundo semestre de 2018 novas atividades estão sendo planejadas, como a realização de um curso sobre Cidadania Fiscal, em parceria com o Observatório Social de Lajeado. A atividade, que deve ocorrer do dia 9 de agosto até o final do mês de outubro, é aberta à comunidade em geral. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail grupo.interfaces@univates.br, constando o nome completo, o código de aluno, o semestre e o curso para estudantes da Univates e o nome completo para interessados da comunidade externa. Os encontros ocorrerão na sala 205 do Prédio 7 da Univates.

Além disso, o projeto fechou uma parceria com a Secretaria de Educação de Lajeado para oferecer oficinas sobre bullying e Direitos Humanos nas escolas municipais, já estando confirmadas ações em oito instituições lajeadenses.

De acordo com o coordenador do projeto Interfaces, professor Júnior Willig, também serão realizadas iniciativas em conjunto com outros projetos da Univates, como um encontro com estagiários na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) sobre o Novo Estatuto da Pessoa com Deficiência e uma formação em metodologias de intervenção colaborativa com o projeto Veredas da Linguagem.

Das atividades permanentes, continuarão a ser realizados os atendimentos da ação “Apoio às mulheres vítimas de violência doméstica”, que acontece junto ao Fórum da Comarca de Lajeado (foto ao lado), com o objetivo de atender as mulheres vítimas de violência doméstica antes de elas participarem da audiência de conciliação. No primeiro semestre de 2018 foram realizados atendimentos a 119 mulheres em 13 encontros que ocorrem em quartas-feiras.

A parceria com o projeto Ações interdisciplinares de cuidados em saúde no bairro Santo Antônio, em Lajeado/RS, será continuada, com o intuito de auxiliar as famílias e as instituições que se localizam no bairro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail grupo.interfaces@univates.br.