Salas de aula realçam criatividade e tecnologia de informação

Postado as 2018-09-06 09:03:03

Por Natália Bottoni

A importância de inovar na área da tecnologia da informação em um mundo que está em constante transformação é um assunto em pauta na atualidade. Foi pensando nisso e no maior conforto dos alunos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) e do Centro de Educação Profissional (CEP) que o Cetec criou dois novos espaços em 2018 para os estudantes dessas áreas. A sala 301 do Prédio 11 é um laboratório de engenharia aplicada (ambiente de criação) e está disponibilizada aos alunos desde o primeiro semestre deste ano. A sala 415 do Prédio 11 é um laboratório de criação e desenvolvimento de soluções computacionais, e apresenta um data center. Esse segundo espaço está sendo oferecido aos discentes a partir deste segundo semestre de 2018.

Natália Bottoni

Daniel Lehn

A sala 415 do Prédio 11 consiste em um laboratório de informática e ensino projetado com atenção especial para o desenvolvimento das habilidades e competências referentes à produção de softwares e à promoção do potencial criativo dos alunos. “A estrutura contempla um data center completo com toda a estrutura de hardware necessária para implementar projetos de software de qualquer natureza”, esclarece o diretor do Cetec, Daniel Neutzling Lehn. O profissional conclui que, na convivência com salas assim, os alunos se sentem mais preparados e atualizados com o mercado para enfrentar os desafios de uma carreira profissional.

Natália Bottoni

Um espaço concebido para o aluno expandir suas ideias e colocar em prática as atividades que auxiliam na sua formação profissional. Foi pensando nisso que a sala 301 do Prédio 11 foi criada, conforme explica Lehn. “Há mesas para fazer trabalhos de disciplinas e para reunião, puffs, parede funcional (é possível deixar recados nela à vontade), TVs e armários para objetos. Um espaço para desenvolver a criatividade e as habilidades de cada um. Como o nome já diz, é um espaço de criação”, relata. O acesso à sala de aula é feito por meio do cartão institucional da Univates - não é necessário reservar o espaço ou retirar chave para entrar no local.

A estudante de Engenharia Civil Carolina Bernhard (22) frequenta o ambiente de criação uma vez por semana. “Reviso o conteúdo passado nas disciplinas, estudo para as provas, organizo matérias e às vezes encontro outra pessoa para estudar comigo”, conta. Ela elogia a localização da sala, pois considera o lugar próximo de tudo na Instituição.