Univates promove Seminário Estadual de Estudantes do Curso Normal

Postado as 2018-09-26 18:07:58

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

A Univates realizou nesta quarta-feira, dia 26, o Seminário Estadual de Estudantes do Curso Normal. O evento reuniu em torno de 180 estudantes do Curso Normal de quatro escolas do estado: Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Lajeado), Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (Estrela), Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja (Taquari) e Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini (Encantado).

Na parte da manhã, realizou-se a abertura do seminário e os alunos fizeram um tour pela Universidade. À tarde ocorreram 23 oficinas com foco em práticas pedagógicas. A estudante Ana Júlia Silva da Luz tem 18 anos de idade e está no 3º ano do Ensino Médio no Curso Normal do IEEEM. Ela participou da atividade “Relações Internacionais na sala de aula” e afirma que a oficina agregou experiência para posterior prática na docência. Ela pretende ser professora e cursar Geografia ou Relações Internacionais.

O evento objetiva promover reflexões na área docente contemporânea. A professora do curso de Letras da Univates, e uma das idealizadoras do encontro, Grasiela Kieling Bublitz acredita que a ação promove trocas de saberes e vivências práticas àqueles que optaram pela carreira na área do magistério. A profissional afirma que a Instituição objetiva se envolver na promoção do seminário nos próximos anos, a fim de valorizar os que escolhem a profissão de professor. O seminário foi organizado pelos cursos de licenciatura da Instituição com o apoio do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates.

Raquel Vian Rodrigues

Hoje optar por ser docente é uma atitude de coragem, pois o profissional se envolve na formação de crianças e jovens em uma sociedade que se transforma a cada dia. Escolher essa carreira é enfrentar desafios, manter-se atualizado e, principalmente, fazer a diferença na educação de futuros cidadãos
Professora do curso de Letras da Univates, Grasiela Kieling Bublitz

A coordenadora pedagógica e coordenadora do Curso Normal do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco Justine Thomas trouxe 70 alunos dos 1º, 2º e 3º anos. Ela sustenta que o evento oportunizou aos estudantes um espaço para qualificação na teoria e na prática na questão pedagógica. “A parceria com a Univates proporcionou grande números de profissionais dispostos a ajudar os alunos na aquisição de conhecimento”, reconhece.

Licenciaturas são opções no Vestibular Univates

Tuane Eggers

Os cursos de licenciatura da Univates são opções no Vestibular, que está com as inscrições abertas. As provas podem ser agendadas neste link. Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia são cursos oferecidos nas modalidades presencial ou na Educação a Distância (EAD). Além disso, para incentivar a formação de professores, os estudantes matriculados nas licenciaturas na Instituição, na modalidade presencial, podem optar pela Bolsa Licenciatura. O programa disponibiliza o pagamento de uma parcela fixa por mês para os alunos, independente da carga horária contratada no semestre. Pode gerar uma economia de até 50% no valor total da graduação, dependendo da quantidade de disciplinas cursadas.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Natália Bottoni

Raquel Vian Rodrigues