Professora é premiada em evento internacional sobre marcas

Postado as 2018-10-08 13:58:23

Por Ana Amélia Ritt

O London Design Festival é um dos mais importantes festivais de design do mundo. Vinculado a ele está o Brand Design Research, evento sobre marcas no qual a professora dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda e coordenadora do MBA em Branding & Business da Univates, Elizete de Azevedo Kreutz, foi premiada. Considerado o melhor artigo científico da conferência, o trabalho “Marcas Mutantes na Sociedade Contemporânea” foi o único do Brasil apresentado no evento realizado na Inglaterra.

Divulgação

“Fiquei muito feliz, pois é o reconhecimento da pesquisa que desenvolvo há mais de 18 anos. O prêmio foi uma grande surpresa por duas razões: não é comum ter premiações nos congressos/conferências e, embora eu sempre prepare qualquer apresentação cuidando de cada detalhe, minha palestra foi em inglês e estava concorrendo com falantes nativos do idioma, e os que não eram nativos dominavam completamente a língua”, conta a professora.

Além da apresentação do artigo, Elizete participou do comitê científico da conferência, atuou como coordenadora de um dos grupos de trabalho e ministrou o workshop Marcas Mutantes. Segundo ela, o tema é uma estratégia de gestão de marca, uma prática comunicacional que envolve tanto a sua visualidade quanto seu comportamento de marca. “As principais vantagens da marca mutante são a fácil adaptação às novas situações do momento, o impacto que mantém a atenção do público e a sua interação, inovação, flexibilidade e dinamismo. Além disso, ela é constituída por uma aura que deve ser compartilhada, fazer sentido, pois, mais do que ser identificada, ela deve provocar a identificação de quem a percebe”, explica, citando a marca Google como exemplo mais conhecido.

Divulgação

Para a professora, além do valor simbólico, a marca também possui financeiro, sendo fator de desenvolvimento econômico e social. Uma marca pode evocar lembranças e provocar emoção, mantendo uma relação mais afetiva e duradoura com o público, que poderá se identificar e manter uma relação sentimental com ela. “Isso só será possível se o seu discurso multimodal for construído de forma coerente, pois a marca é a representação percebida e fixada na mente dos públicos, por meio de suas experiências: anúncio, websites, produtos, serviços, interação, entre outros, que combinados de forma holística constroem a sua imagem-conceito”, esclarece.

Participação em eventos

Além da participação no London Design Festival, que aconteceu de 15 a 23 de setembro, confira outros eventos importantes na área que ocorreram/ocorrerão ao longo deste ano:

Em abril, acompanhada da professora Dra. Carminda Silvestre (Portugal), a professora participou do Congresso Linguagem e Direito: Construindo Pontes II, em Florianópolis, Santa Catarina, com a apresentação do trabalho “Chicletes vs X-Clé: uma análise multimodal das marcas no processo de disputa legal”.

Em maio, além de atuar como parecerista no comitê científico do I Congreso Internacional Marca, Territorio y Deporte, da Universitat Jaume I, na Espanha, Elizete apresentou, com a mestra Tatielle Haussen Reis, o estudo “Fútbol y branding emocional: análisis comparativo de la comunicación y gestión de marca de los equipos de la ciudad de Porto Alegre, Grêmio e Internacional”.

Em junho, a professora Elizete palestrou no evento Seminários Abertos: Multimodalidade, Discursos e Práticas Sociais, promovido pelo departamento de Linguística da Universidade de Brasília (UnB), sobre “As (in)coerências discursivas da marca”.

Já em novembro ocorre a DIGICOM, uma conferência internacional de design e comunicação digital organizada pela Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Portugal). Nessa conferência Elizete também atuou no comitê científico e, acompanhada de Rafael Frozi, apresentará o estudo “Marcas Mutantes: Complexidade Vs Tamanho”.

Opções no Vestibular

Os cursos de Design, Design da Moda e Publicidade e Propaganda são opções no Vestibular da Univates. Interessados em concorrer a uma vaga podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. O procedimento deve ser feito pelo site univates.br/vestibular.

MBA em Branding & Business

Com início em abril de 2019, o MBA Internacional em Branding & Business já está com inscrições abertas. As aulas, ministradas por um coletivo transdisciplinar de intelectuais críticos e docentes-profissionais-pesquisadores de diferentes países, são voltadas a profissionais de Comunicação Social, Design, Direito, Administração e áreas afins. Interessados podem se inscrever aqui.