Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates recebe grupo chileno para atividades na área da enfermagem

Postado as 19/11/2018 15:04:51

Por Nicole Morás

Até a próxima sexta-feira, dia 23, a Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe um grupo de estudantes da Universidad Bernardo O'Higgins, do Chile, que participa do curso de curta duração “Conhecendo o modelo de saúde do Brasil e o papel do profissional enfermeiro”. Durante o período em que estiverem em Lajeado, os quatro estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Enfermagem e uma professora irão conhecer as ações e espaços em que são realizadas as atividades do curso de Enfermagem da Univates, como o projeto de extensão Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde e o Centro de Atendimento Materno-Infantil (Cami).

Na manhã desta segunda-feira, 19, eles foram recepcionados pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), pela pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, pela diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Magali Quevedo Grave, e pela professora Paula Lohmann, coordenadora dos estágios do curso de Enfermagem.

 

No turno da tarde, o grupo participou de uma roda de conversa sobre a Rede de Atenção à Saúde com professores que compõem o Núcleo Docente Estruturante do curso de Enfermagem da Univates.

De acordo com a professora Paulina Cardenas (foto à direita), as atividades na Univates estão sendo realizadas com o objetivo de os participantes conhecerem a formação na área de enfermagem na graduação e na pós-graduação, bem como o sistema de saúde brasileiro. “Também temos interesse em saber como ocorre a inserção do aluno no mercado de trabalho”, afirmou. Paulina acrescenta que os estudantes que participam da atividade foram escolhidos pela universidade chilena de acordo com a sua participação e rendimento nas disciplinas. “Por meio do acordo de cooperação entre as universidades, a ideia é que alunos da Univates participem de atividades na nossa instituição no próximo ano”, finalizou a professora.

Para a acadêmica chilena do segundo ano de Enfermagem na Universidad Bernardo O'Higgins Barbara Andrea Guerrero Cabrera (foto acima à esquerda), a expectativa com a vivência na Instituição é conhecer novas realidades e abrir os olhos para o que há fora do Chile. “É a primeira vez que viajo e não conhecia a Univates até então, mas estou adorando a estrutura que eu vi até agora e a natureza presente no campus”, disse.

Confira as atividades de que eles participam:

Segunda-feira

- Roda de conversa sobre a Rede de Atenção à Saúde

Terça-feira

- Aula no Laboratório de Habilidades I

- Participação na I Mostra Acadêmica do Projeto Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde (Bairro Santo Antônio

- Apresentação do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Sistemas de Saúde

Quarta-feira

- Visita ao Centro de Atendimento Materno-Infantil

- Visita ao Ambulatório de Especialidades Médicas

- Happy hour com o Diretório Acadêmico do curso de Enfermagem

Quinta-feira

- Visita à Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures)

- Visita ao Hospital Bruno Born

Sexta-feira

- Visita a uma Unidade de Pronto Atendimento