Univates recebe grupo chileno para atividades na área da enfermagem

Postado as 19/11/2018 15:04:51

Por Nicole Morás

Até a próxima sexta-feira, dia 23, a Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe um grupo de estudantes da Universidad Bernardo O'Higgins, do Chile, que participa do curso de curta duração “Conhecendo o modelo de saúde do Brasil e o papel do profissional enfermeiro”. Durante o período em que estiverem em Lajeado, os quatro estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Enfermagem e uma professora irão conhecer as ações e espaços em que são realizadas as atividades do curso de Enfermagem da Univates, como o projeto de extensão Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde e o Centro de Atendimento Materno-Infantil (Cami).

Na manhã desta segunda-feira, 19, eles foram recepcionados pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), pela pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, pela diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Magali Quevedo Grave, e pela professora Paula Lohmann, coordenadora dos estágios do curso de Enfermagem.

No turno da tarde, o grupo participou de uma roda de conversa sobre a Rede de Atenção à Saúde com professores que compõem o Núcleo Docente Estruturante do curso de Enfermagem da Univates.

De acordo com a professora Paulina Cardenas (foto à direita), as atividades na Univates estão sendo realizadas com o objetivo de os participantes conhecerem a formação na área de enfermagem na graduação e na pós-graduação, bem como o sistema de saúde brasileiro. “Também temos interesse em saber como ocorre a inserção do aluno no mercado de trabalho”, afirmou. Paulina acrescenta que os estudantes que participam da atividade foram escolhidos pela universidade chilena de acordo com a sua participação e rendimento nas disciplinas. “Por meio do acordo de cooperação entre as universidades, a ideia é que alunos da Univates participem de atividades na nossa instituição no próximo ano”, finalizou a professora.

Para a acadêmica chilena do segundo ano de Enfermagem na Universidad Bernardo O'Higgins Barbara Andrea Guerrero Cabrera (foto acima à esquerda), a expectativa com a vivência na Instituição é conhecer novas realidades e abrir os olhos para o que há fora do Chile. “É a primeira vez que viajo e não conhecia a Univates até então, mas estou adorando a estrutura que eu vi até agora e a natureza presente no campus”, disse.

Confira as atividades de que eles participam:

Segunda-feira

- Roda de conversa sobre a Rede de Atenção à Saúde

Terça-feira

- Aula no Laboratório de Habilidades I

- Participação na I Mostra Acadêmica do Projeto Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde (Bairro Santo Antônio

- Apresentação do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Sistemas de Saúde

Quarta-feira

- Visita ao Centro de Atendimento Materno-Infantil

- Visita ao Ambulatório de Especialidades Médicas

- Happy hour com o Diretório Acadêmico do curso de Enfermagem

Quinta-feira