Jantar comemora os 30 anos do curso de Ciências Biológicas - licenciatura da Univates

Postado as 21/11/2018 17:41:50

Por Natália Bottoni

No dia 7 de dezembro, um jantar comemorativo irá celebrar os 30 anos do curso de Ciências Biológicas - licenciatura da Univates. O evento é direcionado a diplomados, professores, ex-professores e estudantes da Instituição, tanto do curso licenciatura, como do bacharelado, além da comunidade em geral. A atividade será realizada na Sede Social da Universidade. As inscrições podem ser feitas neste link.

O curso de Ciências Biológicas da Univates é o principal formador de professores de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio no Vale do Taquari.  Desde 1988, já são 469 pessoas diplomadas pela Instituição nessa área. “A Univates cumpre com os alunos a missão de fazê-los assumir uma postura crítico-reflexiva diante das diferentes questões socioambientais, em nível regional e global”, afirma a coordenadora do curso, Temis Regina Jacques Bohrer.

Além da formação de professores, existem diplomados atuando como biólogos em diferentes áreas, como organizações, secretarias municipais de meio ambiente e de educação, empresas de licenciamento ambiental, jardins zoológicos e botânicos, empresas de controle biológico e análises clínicas e microbiológicas.

Faz parte da história

Divulgação

A vice-diretora e coordenadora pedagógica Adriane Inês Wiebbelling iniciou o curso de Ciências Biológicas - licenciatura em 1991 e finalizou-o em 1994. Em 2015, Adriane voltou para a Univates para participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Por atuar na coordenação pedagógica, ela pensa ser  fundamental estar em contato com a realidade da sala de aula. “No projeto, busquei novas formas de aprender e de ensinar. Eu me autoavaliei e renovei minha didática”, conta.

Adriane relata que tem orgulho da profissão apesar do cenário difícil da docência no momento. Segundo ela, a história do curso na Univates representa a trajetória da formação de profissionais que trazem a conscientização ambiental para a sala de aula.

Biologia: um mundo a ser descoberto

No mercado de trabalho

Natália Bottoni

Os alunos de Ciências Biológicas - licenciatura têm acesso a práticas profissionais para melhor atuarem no mercado de trabalho posteriormente. Há os estágios supervisionados de ensino disponibilizados no final da graduação, além das bolsas de iniciação científica ou de extensão, como o Pibid, a Residência Pedagógica e os estágios voluntários ou remunerados extracurriculares.

Quase 30 anos do Museu de Ciências da Univates

Artur Dullius

Por volta de 1989, foi criado o Museu de Ciências (MCN) da Univates, a partir da necessidade de organizar os materiais vindos de acervos didáticos utilizados em disciplinas de zoologia, botânica e geologia na época. Hoje, o espaço conta com sala de exposições, salas de coleções, além dos laboratórios de pesquisas nas áreas de acarologia, arqueologia, botânica, ecologia e evolução, paleobotânica e evolução de biomas e zoologia de vertebrados.

Conforme a coordenadora do MCN, Míriam Helena Kronhardt, o espaço é um órgão de promoção e divulgação de conhecimento científico, ambiental, histórico e cultural do Vale do Taquari. As exposições são feitas a partir dos acervos provenientes das coleções didáticas de paleobotânica, arqueologia, botânica e zoologia.

Vestibular com inscrições abertas

Tuane Eggers

Os cursos de Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura - são opções no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas no link www.univates.br/vestibular.

Há 42 cursos presenciais e 17 a distância que disponibilizam vagas para ingresso em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates: polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Encantado, Estrela, Montenegro, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires.

Os interessados em concorrer a uma vaga agora podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso por meio da nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para ingressar no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior, como reingresso dos cursos presenciais da Univates ou mediante transferência de outra instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.