Iniciam atividades do Seminário Institucional e do Programa Institucional de Qualificação Docente

Postado as 13/02/2019 14:09:52

Por Bruna Laís Alves

Lucas George Wendt

Formar por competências: um novo desafio para o Ensino Superior. Esse foi o tema de abertura do Seminário Institucional e do Programa Institucional de Qualificação Docente 2019/A. O evento foi realizado na última segunda-feira, dia 11, no Teatro Univates, e contou com palestra de um dos grandes nomes na área do ensino superior, o professor Dr. Marcos Masetto. Além do público interno também participaram do evento instituições integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Para receber os participantes e dar as boas-vindas, um coquetel foi organizado no Espaço Cultura e Eventos, no Centro Cultural. A programação da noite iniciou com a apresentação da Escola de Música Josélia Jantsch Ferla. Fundada no ano de 2001 em Arroio do Meio, a escola expandiu suas atividades para Lajeado em 2006. Promove cursos para todas as idades, desde a musicalização para bebês, passando pela formação instrumental de crianças, jovens e adultos, atuando ainda na formação de professores nos cursos de Pedagogia Musical.

Abrindo os trabalhos da noite, o vice-reitor e presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Carlos Cândido da Silva Cyrne, falou sobre os desafios para o ano de 2019 e ressaltou o papel da Instituição na transformação de vidas.

Nosso vídeo de 50 anos fala em transformar a vida de quem por aqui passa. Esse talvez seja o nosso principal desafio
Vice-reitor e presidente da Fuvates, Carlos Cândido da Silva Cyrne

Em seguida, a pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro, também deixou sua mensagem aos presentes. Fernanda falou sobre a qualidade do ensino e destacou a importância da qualificação e do trabalho dos professores. “A essência da Univates é a educação, então temos que colocar toda nossa energia nisso”, salientou.

Com mediação de Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), Masetto iniciou sua palestra contando sobre o início de sua carreira docente. Desde o princípio ele se questionou sobre a forma de ensinar. “O que pode nos fazer pensar? Por que pensar em mudar?”, instigou.

Masetto abordou as novas exigências da sociedade e do mercado. Segundo ele, ensinar integrando áreas do conhecimento é muito importante.

Vivemos em uma sociedade diferente de quando o ensino superior começou. Hoje a produção do conhecimento ocorre em velocidade enorme. Temos uma sociedade diferente que está exigindo uma formação diferente daquela que tínhamos em 1817. O profissional precisa ter abertura para dialogar com outras áreas do conhecimento, não precisa apenas resolver problemas, mas resolver criativamente esses problemas
Professor Dr. Marcos Masetto

Conforme o palestrante, um profissional competente é aquele que, diante de uma situação real e específica de sua área de trabalho, identifica a necessidade de intervenção e é capaz de mobilizar recursos necessários para agir de tal forma e com tais requisitos que possa realizá-la com êxito.

O Seminário Institucional ocorre duas vezes por ano, assim como o Programa Institucional de Qualificação Docente. Ambas as atividades têm o objetivo de valorizar e qualificar o ensino, possibilitando aos professores avançar no seu fazer e, consequentemente, oferecer aos estudantes melhores condições de aprendizagem. As atividades do Programa Institucional de Qualificação Docente seguem até quarta-feira, dia 13, em horários diversos.

Sobre o palestrante

O professor Dr. Marcos Masetto é licenciado em Filosofia pela Faculdade Anchieta de São Paulo (1970), mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Atua como docente na PUC-SP e possui vasta experiência no campo da formação pedagógica do docente do ensino superior.