Quando fazer uma segunda graduação é a resposta

Postado as 03/04/2019 10:37:15

Por Natália Bottoni

A aluna de Direito Rogéli Armani mora em Boqueirão do Leão. Para chegar na Univates no horário da aula, ela sai de casa às 17h10min e retorna depois da meia-noite. Seu filho tem quatro anos e fica aos cuidados da avó e do marido. “A distância entre as duas cidades é grande, ficar longe do meu filho é ruim, mas tais fatores não são obstáculos para eu desistir. Apesar de ser cansativo, o conhecimento adquirido recompensa o esforço”, reconhece a estudante.

A história de Rogéli caminhando entre os prédios da Univates começou em 2002, quando ela iniciou o curso de Administração de Empresas na Universidade. Já naquela época, pensava na área jurídica.

Divulgação

Minha dúvida era qual escolheria das duas profissões, pois ambas me atraíam pelo amplo e diferenciado ramo de conhecimento. Optei pela área de gestão por tê-la muito presente na minha vida, já que meu pai é dono de uma empresa
conta Rogéli Armani. estudante do curso de Direito da Univates

Após estar diplomada, Rogéli continuou atuando na empresa da família, “mas o gosto e a curiosidade pelo Direito sempre estiveram no meu pensamento. Após um ano de formatura, fui até a Instituição me informar sobre as formas de ingresso. Somadas as disciplinas que eu poderia aproveitar para os dois cursos, com o desconto oferecido por fazer uma segunda graduação na Univates, comecei novamente a faculdade”, relata.

Segundo ela, aparentemente as áreas parecem diferentes, mas se complementam, já que são essenciais na vida de qualquer pessoa. “Todos necessitam administrar sua vida financeira, seja o dinheiro gasto no dia a dia ou no seu próprio negócio. De mesma importância, saber sobre Direito é ter conhecimento das regras de convivência em sociedade, o que se pode e o que não se pode fazer e quais as consequências ao não respeitar as leis”, explica a acadêmica.

No próximo semestre, Rogéli conclui a graduação e pretende conciliar as duas formações, com a certeza de que fez as escolhas certas. “Futuramente pretendo me aprimorar na área do Direito, retornando à Univates para uma pós-graduação ou mestrado”, afirma.

“Entrar na graduação facilita a inserção no mercado de trabalho”

Farmácia e Ciências Contábeis: qual a relação?

Divulgação

O estudante de Ciências Contábeis Arthur Zanchet Riedi, de Muçum, sempre gostou da área da saúde. Por isso, iniciou o curso de Farmácia na Univates em 2008. Após formado, ele começou a trabalhar na gestão de um hospital da cidade em que mora. Por ter formação no ramo, pensou que seria capaz de atuar sem dificuldades no cargo, no entanto logo percebeu a sua falta de conhecimento na área administrativa.

Da mesma forma, observando colegas e gestores que, diferente dele, tinham formação no ramo de gestão, constatou que careciam de conhecimento técnico na área da saúde e que as suas decisões, estritamente administrativas e financeiras, resultavam em prejuízos no atendimento e cuidado dos pacientes. “Cheguei à conclusão de que precisamos de profissionais que conheçam as duas áreas, saúde e gestão”. No momento, Riedi atua como farmacêutico na prefeitura de Muçum.

Ajudar as pessoas é recompensador e traz satisfação profissional, mas devo admitir que, após começar o curso na área contábil, me encantei com a profissão
admite Arthur Zanchet Riedi, aluno do curso de Farmácia da Univates. Sua formatura está prevista para o final de 2019.

Saber adquirido na graduação ajuda a escolher qual área seguir

A psicóloga e coordenadora de Gestão de Carreira da Univates Janaína Schneider garante que mesmo o aluno estando com dúvidas em relação a qual curso escolher, o saber adquirido durante o período de formação é útil para o desenvolvimento de sua carreira. “A experiência vai ajudá-lo a compreender se esse é ou não o ramo em que deseja atuar profissionalmente, auxiliando-o no processo decisório”, explica.

Natália Bottoni

Vestibular recebe inscrições

A Univates está com as inscrições abertas no Vestibular aos interessados em iniciar um curso de nível superior. No total são 36 cursos presenciais e 16 EAD disponibilizados pela Universidade.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas em um dos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.