Univates promove atividade de conscientização para segurança no trabalho

Postado as 05/04/2019 09:49:55

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

Na noite de quinta-feira, 4, ocorreu a 6ª edição da Blitz de Segurança da Univates, ação que envolveu alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Os estudantes deram dicas de segurança no trabalho referentes às áreas de Enfermagem, Mecânica, Manutenção Automotiva, Eletroeletrônica, Química, Cervejaria e Edificações aos que passavam pelo hall do Prédio 9 da Universidade. A atividade foi desenvolvida pela disciplina Medicina do Trabalho II, ministrada pela enfermeira e professora Juliana Thomas.

De acordo com Juliana, o objetivo geral da ação é orientar a comunidade acadêmica sobre os riscos relacionados às patologias ocupacionais.

A atividade também contempla a motivação dos alunos de conhecer as doenças ocupacionais, incentiva a relação dos conteúdos teóricos e práticos e contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas e de oratória do acadêmico, estimulando sua criatividade e a inovação
Enfermeira e professora, Juliana Thomas

Natália Bottoni

Há vários riscos e doenças ocupacionais inerentes a cada profissão, conforme lembra Juliana. Na sala de aula foram realizadas discussões e análise de currículo dos cursos, a fim de que os estudantes pudessem escolher assuntos para serem abordados na exposição em conformidade com cada área. “Eles definiram estratégias para alertar os futuros profissionais sobre a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) relacionados à atuação no mercado de trabalho, visando à prevenção e à redução dos reflexos da exposição ocupacional”, conclui.

Para Juliana, a atividade desperta e mobiliza os futuros profissionais para a promoção, prevenção e a saúde do profissional, “e principalmente à valorização da vida, independentemente da profissão”.

O que os estudantes falam

Natália Bottoni

O aluno de Segurança do Trabalho William Portella é formado em Química Industrial pela Univates e participou da ação. Ele orientou sobre como lidar com situações adversas no trabalho na área de química. “Quem atua nesse ramo sabe que às vezes acontecem acidentes. As duas formações agregam meus conhecimentos e ampliam minha visão principalmente no setor de combustíveis, no qual trabalho”, explica.

Jéssica Ferreira, que realiza o mesmo curso, também esteve presente. Ela trabalha no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Univates e afirma que consegue colocar em prática o que aprende na teoria. “O curso tem como objetivo a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores. No Sesmt, procuramos proteger a integridade física e moral dos funcionários, promovendo medidas preventivas e desenvolvendo melhorias na área da segurança”, garante.

Cursos técnicos recebem inscrições

Os 21 cursos técnicos da Univates recebem inscrições aqui. Para ingressar em um técnico não é necessário ter concluído o ensino médio. Os técnicos podem ser cursados de forma concomitante com o ensino médio, mas para receber o diploma de técnico é necessário ter concluído o ensino médio.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou pelo e-mailcep@univates.br.