Programa do curso de Engenharia Civil aproxima teoria e prática

Postado as 16/04/2019 09:27:00

Por Natália Bottoni

Criado em 2018 na Univates, o Programa de Educação Tutorial (PET) envolve estudantes de graduação do curso de Engenharia Civil da Instituição. Sob a tutoria de um docente, os alunos realizam práticas extracurriculares a partir de ações sociais que buscam aproximar o ensino, a pesquisa e a extensão.

Tuane Eggers

Divulgação

O estudante de Engenharia Civil Maicon Tiago Dickel é voluntário no PET. “Em 2018 realizamos uma pesquisa sobre concreto permeável e estamos finalizando o artigo sobre esse estudo. Para a Páscoa deste ano, arrecadamos uma boa quantidade de dinheiro para comprar chocolates e alimentos que serão doados nesta quinta-feira, dia 18, para crianças carentes do Lar da Menina, de Lajeado”, conta.

Divulgação

Para Dickel, o projeto é uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos, ajudar os colegas, aprender com eles e participar de monitorias em que os veteranos orientam quem está com dificuldade em determinada disciplina. Também é um meio pelo qual pode interagir mais com seus colegas e professores do curso.

O PET incentiva o trabalho em equipe e motiva a liderança, o que facilitará a minha atuação como engenheiro no mercado de trabalho
explica Maicon Tiago Dickel, estudante de Engenharia Civil e voluntário do PET

“Estimula o espírito crítico”

Tuane Eggers

De acordo com o professor-tutor do PET João Rodrigo Guerreiro Mattos, programas semelhantes a esse são consolidados em outras universidades. “A atividade desenvolve ações acadêmicas com padrão de excelência, contribui para a qualidade da formação profissional, estimula o espírito crítico e a atuação pautada pela cidadania e pela função social da educação superior”, reconhece.

Segundo Mattos, o grupo não apresenta ações predefinidas pelos professores, bem pelo contrário: as atividades são pensadas pelos estudantes e para eles, “o que abre um leque de opções nas quais eles podem atuar ao longo do semestre. Assim é possível complementar a formação acadêmica e profissional deles com tarefas que muitas vezes não são trabalhadas nas disciplinas curriculares pela falta de tempo”.

Além das ações destacadas por Dickel, Mattos expõe a participação na Feira de Cursos da Univates, a ajuda na organização do Technology Day, as visitas técnicas, a organização de palestras e o desenvolvimento de manuais para a realização de ensaios ou comandos de softwares

As práticas ocorrem em sala de aula, e os petianos atuam como monitores, auxiliando os professores na resolução de exercícios ou em aulas práticas de laboratório. Também há momentos fora do horário de aula, como as monitorias individuais. Todas as ações são acompanhadas por pelo menos um professor-tutor. Além de Mattos, o programa conta também com os professores Rafael Mascolo e Rebeca Schmitz. “Este ano pretendemos ampliar o foco em atividades de extensão para alcançar o público externo à Universidade”, comenta Mattos.

Processo seletivo

No início de cada semestre são abertas as inscrições para os interessados em participar do PET. O processo seletivo consiste de três etapas: entrevista on-line e presencial e avaliação de currículo. São selecionados de três a seis alunos, o que não impede que alguém que já esteja participando se inscreva novamente para o processo seletivo e seja voluntário em um novo período. Os estudantes selecionados devem disponibilizar uma carga horária voluntária para o desenvolvimento das ações semanalmente programadas. Mais informações pelo e-mail petcivil@univates.br, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5717, ou pela página PET Civil - Univates no Facebook.

Vestibular

O curso de Engenharia Civil está recebendo inscrições no Vestibular. No total, são 36 cursos presenciais e 16 a distância (EAD) disponibilizados pela Universidade

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas em univates.br/vestibular/inscricao. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever pelo link univates.br/ead/inscricao.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.