Jornada de Educação Fiscal, Social e Ambiental acontece no próximo dia 18

Postado as 10/06/2019 11:00:56

Por Carla Bagnara

Na terça-feira, dia 18, ocorre, na Universidade do Vale do Taquari - Univates, a Jornada de Educação Fiscal, Social e Ambiental. Com início às 19h30min, o evento acontece no Auditório do Prédio 11 e é uma parceria do Curso de Direito da Universidade com o Observatório Social de Lajeado - instituição não governamental formada por voluntários engajados na causa da justiça social e melhoria da gestão pública.

O evento irá refletir sobre a cidadania fiscal a partir da educação, no âmbito social e ambiental. Na noite estarão presentes os palestrantes Rosaura Vargas, que abordará o tema Educação Fiscal; João Pedro Schmidt, da Unisc, que falará sobre o sentido de cidadania, o papel dos impostos na perspectiva de direitos e responsabilidades que devem nortear a cidadania e a repartição justa ou injusta dos encargos fiscais adotados em diferentes sociedades. Além disso, estará presente no dia o professor colombiano John Jairo Restrepo Lizcano, que abordará a temática sobre Tributação Verde, e o atual Diretor de Geração de Energia da Certel e Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas, Júlio Salecker, que falará sobre a cobrança pelo uso da água.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.univates.br/sistemas/inscricoes.

Fique por dentro da programação

19h30min: Abertura

19h35min às 19h45min: Observatório Social

19h45min às  20h15min: Rosaura Vargas - Tema:  Educação Fiscal

20h15min às 20h45min: João Pedro Schmidt/Unisc - Tema: Educação Social: o sentido da cidadania

20h45min - 21h15min: John Jairo Restrepo Lizcano/ Colômbia - Tema: Educação Ambiental: Tributação Verde, case da Colômbia

21h15min às 21h45min - Júlio Salecker - Tema: Educação Ambiental - cobrança pelo uso da água

Conheça mais sobre os palestrantes da noite

Rosaura Vargas é auditora fiscal da Prefeitura de Santa Maria, coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, tutora e coordenadora Regional do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal da turma RFB-RS e voluntária no Observatório Social de Santa Maria.

João Pedro Schmidt é doutor em Ciência Política e professor titular da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atuando especialmente no Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado. Em 2016 realizou estudos de pós-doutoramento na The George Washington University (Washington DC, EUA), com apoio do programa de Estágio Sênior no Exterior, da Capes.

John Jairo Restrepo Lizcano tem formação como contador público e é doutorando em Humanidades, Humanismo e Pessoa na Universidad de San Buenaventura em Bogotá. Professor na Universidad de la Amazonia, na Universidad Autónoma de Colombia em Bogotá e na Universidad de Manizales em Manizales - Caldas. É diretor do grupo de pesquisa Sinapsis.

Júlio Salecker, graduado em Engenharia Agrícola, é diretor de geração de energia da Certel - Cooperativa Regional de Energia Teutônia e presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas.