Curso de Jornalismo da Univates é o segundo melhor do Sul do País

Postado as 17/02/2020 13:47:10

Por Vinicius Mallmann

Tuane Eggers

O curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates obteve uma ótima avaliação no Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos indicadores de qualidade dos cursos de graduação. Conforme esse dado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação de Jornalismo da Univates é a segunda melhor do Sul do país, alcançando conceito 4, em uma escala que vai até 5. O curso, que é ofertado desde 2002, forma profissionais para atuar em diversos segmentos da área, como em assessoria de imprensa, jornais, rádios e TV, e também na área gráfica, desde o exercício da escrita até a edição de imagens.

Para o coordenador do curso, professor Fábio Luis Kraemer, o resultado é fruto do trabalho em conjunto desenvolvido no curso. “O grande ponto a se destacar no curso de Jornalismo aqui da Univates é o trabalho em conjunto. Nossos estudantes possuem o diferencial de ser extremamente preocupados com a sua formação, junto a isso temos um corpo docente que compreende e atende essa demanda, além de contarmos também com uma estrutura que está em constante atualização para a geração de conteúdos informativos em múltiplos formatos”, salienta.

Um dos diferenciais do curso na Univates são os dois canais de comunicação disponíveis para veiculação dos conteúdos produzidos pelos estudantes. São diversos os casos em que os conteúdos gerados nas disciplinas do curso são inseridos nas programações da TV Univates e da Rádio Univates FM. Para o professor, esses meios de comunicação são grandes pilares para os estudantes no curso e na carreira profissional. “Tanto a TV quanto a Rádio são espaços onde os discentes têm a oportunidade de construir seu portfólio ao longo graduação, e isso auxilia mais tarde no mercado de trabalho”, salienta.

Oportunidades a partir da infraestrutura

Arquivo Pessoal

Adepto ao jornalismo desde sua entrada na graduação, o diplomado Ronaldo Ely Rempel, comenta que desde cedo buscou ingresso prático na área. “Comecei a fazer estágio na assessoria de marketing e comunicação da Univates, já no primeiro semestre de faculdade, em 2013. No mesmo ano fiz voluntário na TV Univates em paralelo ao estágio. Foi bacana porque ainda não sabia bem como funcionava o processo de produção da TV. No início de 2014 fui contratado pela TV Univates onde fiquei até minha formação, no final de 2016. No ano seguinte, fui convidado a trabalhar na RBS como repórter e editor de texto, dois meses antes da formatura. Depois de várias idas e vindas, e março de 2018 fui para a Record TV RS, em Porto Alegre onde estou até agora. Faço reportagens sobre vários temas. Também faço diversas entradas ao vivo para os programas estaduais e também reportagens para a rede nacional esporadicamente. Em paralelo a Record eu trabalho para uma agência de comunicação desde agosto de 2019”, conta o diplomado.

Com passagens por grandes emissoras de TV do estado, Ronaldo comenta sobre a importância da estrutura disponibilizada pela Univates: “As aulas eram bem práticas e isso nos instigava bastante, além de estimular a aprendizagem e autoconhecimento. A estrutura era fantástica. Lembro que os estúdios e equipamentos da TV Univates não perdiam em nada para os que encontrei no mercado depois, seja na RBS ou na Record. Aulas práticas e boa estrutura foram fundamentais para a minha formação”, analisa.

Da sala de aula para o jornalismo social

Arquivo Pessoal

Estudante do último semestre do curso, Aline Pfeil, junto das estudantes Ariana de Oliveira, Bianca Thaís Mallmann, Camila Weschenfelder, Carol Casagrande, Henrique Pedersini, Isabela Ramos, Natália Richter, Tamara Sell e Tamires Piccoli e Yoli Carrillo, desenvolveu na graduação o projeto Universo Mulher. Voltado ao público feminino, o projeto busca dar espaço de fala às mulheres, tratando-as como protagonistas. “O Universo Mulher foi criado durante a disciplina de Linguagem Jornalística dos Meios Digitais II. Na ocasião, o professor nos solicitou que criássemos um trabalho transmídia, que compreende materiais em áudio, vídeo e texto, foi então que nos juntamos e desenvolvemos a ideia”.

Com uma série de Podcast, denominada #Ovulando, e criação de conteúdo nas redes sociais, a proposta do grupo é seguir com o trabalho. “Pretendemos tornar o Universo Mulher um canal de comunicação mais forte com o nosso público, ampliando a ideia do jornalismo social em comunidades, que nesse caso são as mulheres e a luta feminista”, salienta.

Inscrições abertas

O curso de Jornalismo está com inscrição aberta no Vestibular Univates. No total são 37 cursos presenciais e 18 a distância (EAD) oferecidos pela Univates. O ingresso pode ser realizado até 3 de março. As inscrições para este e demais cursos presenciais podem ser realizadas em univates.br/vestibular/inscricao

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.