Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nikeli Gregory

Estudante da Univates projeta centro comunitário e área de lazer em condomínios de habitação de interesse social em Estrela

Postado as 14/07/2020 10:09:43

Por Lucas George Wendt

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a oportunidade para os estudantes desenvolverem pesquisas que exploram conceitos estudados ao longo do curso de graduação. Em alguns casos o TCC também pode servir para a proposta de intervenções práticas – o que está fazendo a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates Nikeli Gregory. O trabalho foi apresentado na última quarta-feira (8). 

Seu trabalho resultou na proposta de construção de um centro comunitário no empreendimento Nova Morada, localizado no distrito de Novo Paraíso, em Estrela. O Nova Morada é um conjunto de condomínios de Habitação de Interesse Social (HIS) do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Atualmente dois empreendimentos estão finalizados, e a construção de terceiro condomínio tramita na Prefeitura de Estrela. 

Com o TCC a estudante espera incentivar o Poder Público a adotar o desenvolvimento de espaços como o da proposta. “Não somente nesse loteamento, mas também em outros locais que necessitem de interação social”, argumenta. 

Divulgação

Mais vida e movimento

Para que o condomínio fosse executado na área, predominantemente rural, no distrito de Novo Paraíso, o Poder Público Municipal fez investimentos em estações de tratamento de esgoto, iluminação pública, pavimentação de ruas e transporte público. O fato de estar localizado distante da área central da cidade, no entanto, acaba isolando os moradores, que não conseguem utilizar alguns serviços, como, por exemplo, praças e área comercial. A partir dessa situação surgiu a proposta de TCC de Nikeli. 

“Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores do Nova Morada, propus a construção do centro comunitário, com uma área de lazer e uma área comercial, complementando o espaço com a oferta de um local que possa receber mais vida e mais movimento”, explica a estudante.

A presença do espaço comunitário é uma forma de humanizar a relação entre os moradores. Nikeli acredita que ali eles podem desenvolver atividades que incentivem o compartilhamento de experiências e a coletividade.

“É uma proposta que se justifica por si só, em um momento em que cada vez mais o sentimento de individualização acaba levando à destruição de laços coletivos, à violência e à segregação”, defende.

O professor Cristiano Zluhan Pereira, orientador do trabalho, explica que o tópico das habitações de interesse social é abordado em disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo. “O curso procura trazer esse tema para despertar e desenvolver, no futuro profissional, a consciência sobre seu papel de transformação social. A Arquitetura é tida como um serviço acessível a poucas pessoas – por isso a necessidade de trabalhar temas como esse, valorizando a necessidade do profissional em todos os níveis da população”, diz. Por outro lado, a graduação deve ser completa para o estudante, contemplando competências técnicas e formação cidadã.

O projeto da estudante buscar oferecer um espaço à comunidade local para educação, cultura, lazer e esportes, além de atividades profissionalizantes, de cooperação e compartilhamento. As ações podem ser desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O terreno escolhido para a aplicação do projeto fica ao lado da área do empreendimento, na entrada do Nova Morada, onde hoje há apenas uma pequena área de recreação, uma praça com playground e uma horta comunitária.

O projeto 

A implantação do centro comunitário, conforme o projeto, será feita na área logo na entrada do loteamento em um trecho de terreno privado. “Assim vai permitir o acesso dos moradores locais e do público visitante”, explica a estudante. 

Quatro diferentes platôs foram projetados para a instalação das diferentes funcionalidades no local. No primeiro estão previstos um bloco com salas comerciais proporcionais ao tamanho do loteamento, áreas de apoio e circulação. No segundo platô o bloco é constituído de circulações, área de trabalho da equipe do Cras de Estrela, uma área de desenvolvimento profissionalizante e de atividades para a associação de moradores e uma área de apoio (com vestiários, depósitos, copa e banheiros). Um bloco com um salão de festas e área administrativa está previsto para o terceiro nível do terreno, com sanitários voltados para a área de lazer nas proximidades. No último nível, que é onde está a vegetação existente, quiosques são posicionados de forma aleatória é para evitar ao máximo a supressão da vegetação. 

Quadra poliesportiva, quadras de volêi de areia, playground, academia ao ar livre, horta comunitária e espaços de descanso com bancos compõem a área de lazer projetada por Nikeli. A acessibilidade é um ponto desenvolvido no projeto, com a instalação de rampas para cadeirantes, trajetos de fácil acesso e sanitários adaptados. 

Nikeli Gregory

Nikeli Gregory

Nikeli Gregory

Nikeli Gregory

Nikeli Gregory

Inscrições abertas

Os cursos de graduação oferecidos pela Univates estão com inscrições abertas. Para participar, os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação. A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates