Confira 4 dicas para escrever bons textos

Postado as 25/09/2020 15:36:59

Por Ana Amélia Ritt e Lais Pontin Matos

➡ Separamos 4 dicas espertas que irão ajudá-lo(a) a escrever bons textos. Confira quais são elas:

1) Busque sobre o mundo 🔎

Divulgação/Pexels

🔎 Para que você consiga escrever textos repletos de bons argumentos, é necessário estar a par das discussões nacionais e dos conteúdos veiculados pela mídia. A dica é ficar por dentro das notícias divulgadas em jornais, rádio e televisão. Aproveite também a internet, mas atenção, visite sites confiáveis e não esqueça de conferir a veracidade das informações.

2) Rascunhe ✍️

Divulgação/Pexels

✍️ Lembre-se de que você não precisa entregar a primeira versão dos textos que escrever. A dica é colocar suas principais ideias no papel, ver formas de juntá-las, montar o texto, corrigir os erros ortográficos e só depois passar a limpo para a versão definitiva, fazendo os ajustes necessários.

3) Informe-se sobre os gêneros textuais 📝

Divulgação/Pexels

📝 É importante conhecer os gêneros textuais para o caso de precisar escrever textos baseando-se neles. Um dos mais comuns é o dissertativo-argumentativo, que é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão e revela se as pessoas conseguem expressar seus pontos de vista por meio de argumentos lógicos.

4) Cultive o hábito da leitura 📖

Divulgação/Pexels

📖 Não tem jeito: para escrever bem, é preciso ler muito! A dica é escolher um livro que trate de um assunto do seu interesse e não passar um diazinho sequer sem abri-lo. Além de contribuir para o enriquecimento do seu vocabulário, a leitura irá lhe proporcionar inúmeros momentos de diversão e relaxamento.