Como facilitar a leitura de artigos acadêmicos complexos

Postado as 06/10/2020 14:06:59

Por Laura Mallmann

Ao longo da trajetória acadêmica, diversas vezes os estudantes se deparam com a leitura de artigos científicos. Além da leitura, professores também solicitam constantemente que os alunos façam uma resenha ou resumo sobre os materiais. Ao chegar ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os encontros com os artigos científicos são constantes, pois eles servem de base para a pesquisa. Separamos algumas dicas para facilitar a leitura dos artigos.

Divulgação/Unsplash

Os artigos científicos contam principalmente com título, nome dos autores, resumo e palavras-chave que resumem os temas principais de um texto, seguidos de introdução, desenvolvimento e considerações finais/resultados da pesquisa.

A professora da disciplina Projeto de Pesquisa, doutora Jane Mazzarino, indica a identificação do objetivo do autor com o estudo como técnica principal para facilitar a leitura. “O aluno precisa buscar o objetivo em meio ao texto, que muitas vezes não está explícito. Em seguida, deve analisar os métodos e resultados do artigo”, explica.

Com essa técnica, o estudante compreenderá o objetivo geral que expressa a delimitação do tema e o que se espera do estudo. As considerações finais revelam qual problema a pesquisa inteira tentou resolver e se, de fato, conseguiu resolver. Jane destaca que, a partir dessa identificação, é necessário ler o conteúdo completo para entender como o pesquisador atingiu o resultado do estudo científico.

Conforme Jane, nesse processo também é importante identificar quais ideias do artigo científico contribuem para a realização do estudo do aluno. “Se identificarmos isso, entendemos o porquê precisamos lê-lo”, resume.

Dicas de leitura de artigos para o TCC

Divulgação/Unsplash

A professora do Mestrado em Ensino e do curso de Psicologia da Univates e doutora em Educação, Suzana Feldens Schwertner, resume que não há como fugir da leitura completa de um artigo para compreender a pesquisa, porém há meios de identificar se realmente o conteúdo é pertinente para utilizar como base do seu tema no TCC.

Já o professor de Introdução à Pesquisa em Comunicação, Flávio Meurer, reforça que a leitura de artigos deve ser intensificada até o aluno adquirir proficiência no gênero.

Confira as dicas para auxiliar na leitura de artigos científicos:

Dica 1: Faça uma boa leitura do resumo.

Nesse processo compreende-se o tema trabalhado de forma detalhada e o modo de realização da pesquisa. Suzana reforça a importância de um resumo bem escrito. “Posteriormente, nosso trabalho será conhecido pelo resumo, então, além de ler bem o resumo de outros artigos, também é necessário pensar muito na elaboração do nosso”, esclarece.

Dica 2: Identifique as palavras-chave.

As palavras-chave ficam logo abaixo do resumo. Conforme Suzana, se essas palavras forem semelhantes às do seu trabalho, provavelmente o conteúdo do artigo é relevante para sua pesquisa. As palavras-chave identificam as ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas.

Dica 3: Leia as referências.

Deve-se verificar o que o autor utilizou como referências. Os títulos citados podem acrescentar para seu estudo.

Dica 4: Considerações finais/resultados.

Os resultados e conclusões são parte determinante da pesquisa, porém essa parte pode não fazer sentido caso o restante do artigo não seja lido.

Dica 5: Leitura por hiperlinks.

Suzana sugere que os estudantes leiam imaginando um texto digital, no qual é possível ter hiperlinks. Conforme a professora, se os autores citam uma reportagem, um filme ou algo extra, o leitor deve pesquisar sobre o assunto para realizar ainda mais conexões com o seu tema. “Algumas conexões até com a nossa biblioteca mental auxiliam a amenizar uma leitura mais densa de um artigo”, explica.

Dica 6: Anotações durante a leitura.

Um bloco de papel, um documento de anotações ou o próprio arquivo: comentários e anotações são fundamentais para registrar termos desconhecidos, dúvidas, formular ideias e depois pesquisar.

Dica 7: Leitura completa e cautelosa.

A leitura integral do artigo científico é fundamental. Suzana destaca que por diversas vezes o artigo inicia questionando um elemento, porém no decorrer do texto o autor identifica outros e chega a uma conclusão totalmente diferente. “Para leitura científica é essencial ser completa”, reforça. O professor Flávio reforça que, se for necessário, a leitura deve ser refeita.

Dica 8: Significado das palavras.

Procure em outros documentos (dicionários e enciclopédias on-line, por exemplo) o significado de palavras, termos e conceitos que você não entender.