Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates

Módulos

Trimestre 1

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase no texto acadêmico, na leitura funcional, na produção escrita e oral, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras, das produções textuais escritas e orais.

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - PERFIL PROFISSIONAL (9413215)
MODELOS DE GESTÃO (3453241)

Carga Horária: 80

Ementa: Compreensão dos pressupostos e dos fundamentos dos ambientes de gestão.

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - PERFIL PROFISSIONAL (9413215)
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das habilidades, competências e atribuições profissionais.

Co-requisitos: MODELOS DE GESTÃO (3453241)
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)

Trimestre 2

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo sobre os fundamentos de economia e seus impactos nos ambientes nacional e internacional.

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - INTRODUÇÃO À PESQUISA APLICADA (9413216)
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA (4611225)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo dos conceitos, métodos e procedimentos básicos da matemática e da estatística.

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - INTRODUÇÃO À PESQUISA APLICADA (9413216)
ECONOMIA (3141211)

Carga Horária: 40

Ementa:  Utilização de subsídios teóricos e método científico para sua resolução de problemas organizacionais.

Co-requisitos: MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA (4611225)
ECONOMIA (3141211)

Trimestre 3

Carga Horária: 80

Ementa: Estudos sobre os fundamentos de marketing e suas aplicações.

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇOS (9413228)
GESTÃO DE PRODUTOS E DA MARCA (3421215)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudos sobre estratégia de produto e marca.  

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - SERVIÇOS (9413228)
FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)

Carga Horária: 40

Ementa: Práticas de identificação, análise e solução de problemas em serviços.

Co-requisitos: GESTÃO DE PRODUTOS E DA MARCA (3421215)
FUNDAMENTOS DE MARKETING (3421212)

Trimestre 4

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo das bases contábeis e mercadológicas, bem como metodologias para a formação do preço de venda de bens e serviços aos diversos clientes.

Co-requisitos: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413217)
MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)
MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo sobre serviços e suas implicações para o Marketing.

Co-requisitos: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413217)
MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA (2413201)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudos sobre marketing digital e marketing de relacionamento

Co-requisitos: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (9413217)
MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA (2413201)

Carga Horária: 40

Ementa: Compreensão da função dos sistemas de informações no ambiente empresarial.

Co-requisitos: MARKETING DIGITAL E DE RELACIONAMENTO (3421214)
MARKETING DE SERVIÇOS (3421213)
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA (2413201)

Trimestre 5

Carga Horária: 40

Ementa: Caracterização do comportamento do consumidor e dos fatores que influenciam a compra e o consumo de produtos e serviços.

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - COMPLIANCE (9413229)
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)
MARKETING DE VAREJO (3421216)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudos sobre comunicação integrada de marketing.  

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - COMPLIANCE (9413229)
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
MARKETING DE VAREJO (3421216)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo do marketing de varejo e suas tendências no Brasil e no mundo.

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - COMPLIANCE (9413229)
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)

Carga Horária: 40

Ementa:  Compreensão do compliance como premissa para negócios e transações comerciais e financeiras.

Co-requisitos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (3421219)
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (3421217)
MARKETING DE VAREJO (3421216)

Trimestre 6

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos canais de distribuição como elementos estratégicos em marketing.  

Co-requisitos: GESTÃO DE PESSOAS (3456215)
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudos sobre oportunidades empreendedoras, pensamento criativo e inovação em negócios.

Co-requisitos: GESTÃO DE PESSOAS (3456215)
LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING (3421224)

Carga Horária: 40

Ementa: Fundamentos de gestão de pessoas, considerando a análise e o alinhamento da área de gestão de pessoas e os objetivos estratégicos da organização.

Co-requisitos: LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO (3453251)
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING (3421224)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo e compreensão dos aspectos que envolvem a liderança e as negociações.  

Co-requisitos: GESTÃO DE PESSOAS (3456215)
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS (3453230)
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING (3421224)

Trimestre 7

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.

Co-requisitos: JOGOS DE EMPRESAS (3453285)
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING (3421220)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da simulação empresarial como ferramenta de compreensão do funcionamento do todo e das partes de uma organização, bem como suas interconexões.

Co-requisitos: EMPREENDEDORISMO (3453401)
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING (3421220)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo e compreensão da estratégia e do planejamento de marketing.

Co-requisitos: EMPREENDEDORISMO (3453401)
JOGOS DE EMPRESAS (3453285)

Trimestre 8

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - PLANEJAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL (9413237)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
PESQUISA DE MARKETING (2269225)

Carga Horária: 80

Ementa: Compreensão dos métodos e técnicas aplicados à pesquisa em marketing.  

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - PLANEJAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL (9413237)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da relação entre o planejamento da carreira e o desenvolvimento das competências do profissional.

Co-requisitos: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
PESQUISA DE MARKETING (2269225)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos Direitos Humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.

Co-requisitos: PROJETO INTEGRADOR - PLANEJAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL (9413237)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
PESQUISA DE MARKETING (2269225)

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 28

Núcleo Optativo

COMPONENTE CURRICULAR DE OUTRO CURSO EAD DA INSTITUIÇÃO (9909211)

Carga Horária: 80

Ementa: O componente curricular eletivo tem como finalidade permitir ao estudante escolher um componente curricular conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231401)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas para os processos que envolvem a comunicação entre surdos e ouvintes.