Univates apresenta nova plataforma de comunicação entre aluno e mercado de trabalho

Postado as 19/11/2018 18:25:47

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

A mediação entre os estudantes da Univates e as vagas de emprego disponíveis no mercado ocorre por meio do Balcão de Empregos da Universidade. Contudo, a partir desta terça-feira, dia 20, o serviço é disponibilizado também pela Plataforma de Carreira, que pode ser acessada neste link ou pelo Universo Univates, em "Carreira". A ferramenta é desenvolvida por uma empresa norte-americana especializada em soluções para empregabilidade, com atuação em instituições conceituadas como a Universidade de Harvard.

Para divulgar o ambiente virtual e solucionar eventuais dúvidas, até sexta-feira, dia 23, serão realizadas ações no hall do Prédio 9, em que os alunos podem tirar dúvidas sobre a plataforma. Com chromebooks, os profissionais da Central de Carreiras vão mostrar aos estudantes como fazer login na ferramenta e quais suas funcionalidades.

A mudança do Balcão de Empregos para a Plataforma de Carreira será gradual, e os dois ambientes permanecem ativos até o início do próximo semestre.

Saiba mais: a plataforma

Tuane Eggers

A Plataforma de Carreira é capaz de concentrar um banco de vagas e oferece aos usuários melhor perspectiva das suas ações profissionais. O estudante tem acesso aos perfis completos das empresas e pode fazer a sua candidatura de forma on-line. Ele pode conferir as oportunidades da região a qualquer hora e em qualquer lugar. Também há orientação de carreira, construção de currículo e preparação para entrevistas.

“A diferença entre o Balcão de Empregos e a ferramenta é que o segundo modelo proporciona um ambiente mais dinâmico, que permite um relacionamento mais próximo entre aluno e empresa e oportuniza uma série de informações sobre carreira”, afirma a psicóloga e coordenadora de gestão de carreira da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dipes), Janaína Schneider. O aluno pode visualizar mais vagas de forma simultânea e atualiza seu perfil com mais detalhes, podendo enviar o currículo às empresas pelas quais tiver interesse. Além disso, a plataforma está vinculada ao Linkedin, então os alunos podem ter acesso a outras vagas por esse meio.

O acesso à plataforma é permitido a todos os alunos dos cursos técnicos, de graduação presencial e do ensino a distância (EAD), de pós-graduação e aos diplomados da Univates. A mudança foi implantada para que a Universidade tenha papel mais ativo no apoio aos alunos e não somente na divulgação de vagas. A intenção é auxiliar o discente no reconhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências pessoais na área em que pretende atuar.

Workshops de formatação de currículo

Entre os dias 26 e 29 de novembro, ocorrem workshops de formatação de currículo profissional. A Central de Carreiras irá dar dicas sobre elaboração de currículo no ambiente da plataforma. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.