Reitor da Univates realiza imersão em ambientes de inovação na Espanha e na Itália

Postado as 01/02/2019 08:49:50

Por Nicole Morás

Elise Bozzetto

A partir do mês de fevereiro e por um período de quatro meses, o reitor da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Ney José Lazzari, irá realizar imersão com os objetivos de conhecer, interagir e conviver em ambientes de inovação reconhecidos internacionalmente localizados na Andaluzia e Catalunha, na Espanha, e na região de Trento, na Itália. O reitor visitará várias universidades e instituições de pesquisa e desenvolvimento, algumas delas com convênios já assinados com a Univates e outras com possibilidade de serem firmados novos convênios em breve.

A principal motivação está na busca de maior compreensão das relações que se estabelecem entre grupos de pesquisa das universidades e o setor produtivo em ambientes de empreendedorismo e de inovação, num momento de acelerado avanço tecnológico. “Como as universidades estão incentivando o surgimento e o avanço das chamadas startups?”, questiona Lazzari. Neste período, o vice-reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne, assumirá o cargo de reitor da Univates.

De acordo com Lazzari, a aproximação com os ambientes de inovação permitirá a construção de redes de relacionamento com pessoas e instituições que podem ser referência para as iniciativas da Univates, de Lajeado e do Vale do Taquari. “Também será uma oportunidade para buscar parceria para o desenvolvimento de ações e pesquisas nas áreas prioritárias da Univates: ambiente, alimentos e saúde”, explica.