Univates passa a atuar na gestão material e das equipes da UPA 24h

Postado as 01/04/2019 17:31:39

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates passa, a partir de hoje, a atuar de forma integral na gestão material e das equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado.

O contrato de prestação de serviços determina, como competências da Univates além da contratação, o treinamento, o acompanhamento, avaliação e a supervisão dos profissionais da UPA, bem como a gestão dos recursos materiais do local. Os funcionários da UPA contratados pela Universidade do Vale do Taquari estão vinculados, como os funcionários do APS, ao Centro Clínico.

O contexto

Desde janeiro deste ano a Univates compartilhava a gestão da UPA 24h com a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), cujo contrato com a Prefeitura encerrou no dia 31 de março. Após os processos seletivos realizados em janeiro, as contratações dos funcionários por parte da Univates aconteceu gradualmente nos meses seguintes, conforme os contratos dos empregados do FHGV encerraram. Alguns profissionais que já atuavam no local foram recontratados pela Univates, de acordo com a sua classificação no processo de seleção, e outros foram substituídos. Ao todo cerca de 130 pessoas têm vínculo direto ou indireto com a Univates na UPA a partir da hoje (1º). Muitas delas delas você viu em posts aqui na Intranet.

Como funciona a UPA?

A UPA é localizada na rua Carlos Spohr Filho, no bairro Moinhos d’Água, em Lajeado. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são elos entre os serviços de baixa complexidade (a Atenção Básica) e alta complexidade (a Atenção Hospitalar). Instaladas em diversas cidades do país, juntas elas formam uma Rede de Atenção às Urgências. Funcionam 24h por dia, todos os dias da semana, e oferecem atendimentos à população em casos de complexidade intermediária. Os atendimentos são realizados pela Sistema Único de Saúde (SUS).