É preciso falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Postado as 05/04/2019 08:39:55

Por Isabel Pavan

O Centro Clínico Univates elaborou ações para o Abril Azul, mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A intenção da equipe é atingir não apenas aqueles que convivem com pessoas autistas, mas também toda a comunidade que tiver interesse em entender o assunto.

Divulgação

As atividades deste mês foram organizadas pela Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), coordenada pela professora Luciana Carvalho Fernandes, e pelo Serviço Especializado de Psicologia (SEP), coordenado por Denise Fabiane Polonio. “A ideia mais imediata é que a gente tenha um mês dedicado a conversar sobre o TEA, dando visibilidade e desmistificando algumas questões sobre esse transtorno que acomete parte significativa da população”, explica Luciana.

Para aproximar a comunidade em geral desse assunto, a principal ação ocorrerá no dia 26 de abril. O neuropediatra Josemar Marchezan, a psicóloga Bernardete Pretto e as psicólogas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Evelize de Oliveira e Mônica Baldasso Araújo estarão no auditório do Prédio 16 da Univates, a partir das 8h, para conversar com alunos, professores e demais interessados. Os detalhes desse momento podem ser conferidos clicando aqui. Além disso, Denise explica que folders virtuais serão enviados por e-mail aos alunos e profissionais ligados ao Centro Clínico e cartazes explicativos serão fixados em todos os serviços do Centro. “Teremos uma abrangência maior com essas informações, já que os serviços são utilizados pela comunidade”, comenta.

Em relação à importância de falar sobre o assunto, Luciana ressalta que “muitas vezes vemos as limitações que a patologia traz, mas no Centro Clínico trabalhamos muito mais com a questão da integralidade do sujeito. Não é ‘um autista’, é uma pessoa, em primeiro lugar, que tem um transtorno”. Por esse motivo Denise destaca que é necessário o trabalho em rede, que promova articulações entre profissionais da Apae, serviços de saúde e educação, em que se busque acolher tanto as demandas do sujeito com autismo quanto as demandas de sua família.

Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conforme dados coletados pelas equipes da Cures e do SEP, o Transtorno do Espectro Autista é caracterizado como uma patologia do desenvolvimento. Dificuldade em estabelecer diálogo, envolver-se emocionalmente com as pessoas, pronunciar palavras, compreender relacionamentos e realizar tarefas espontâneas são características comuns em pessoas com o transtorno.

O TEA manifesta-se na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são percebidas durante os primeiros cinco anos de vida. As manifestações podem variar de acordo com a gravidade do quadro, do nível de desenvolvimento e da idade, por isso utiliza-se o termo espectro.

Confira outras ações do Centro Clínico neste ano

Lucas George Wendt