Nova sede do Sajur é inaugurada no campus

Postado as 17/09/2019 11:48:17

Por Lais Pontin Matos

“A gente quer viver pleno direito. A gente quer viver todo respeito. A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão”. Foi citando os versos da canção “É”, de autoria do cantor e compositor Gonzaguinha, que a coordenadora do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Marta Piccinini, começou a discursar na cerimônia de inauguração da nova sede da entidade, localizada agora no terceiro pavimento do Prédio 16 da Instituição.

Lais Pontin Matos

A solenidade aconteceu na manhã de quinta-feira, 12 de setembro, e foi prestigiada por acadêmicos e professores dos cursos de Direito e Psicologia e por autoridades como o reitor da Univates, Ney José Lazzari, o diretor do Foro da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson, a juíza federal da Segunda Vara Federal de Lajeado Aline Lazzaron, a coordenadora da Defensoria Pública do Estado da Comarca de Lajeado, Janaína Nunes, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Lajeado, Ronaldo José Eckhardt, e a vice-prefeita do município, Gláucia Schumacher.

Lais Pontin Matos

O Sajur foi implementado em dezembro de 2013. Desde então, vem viabilizando aconselhamento jurídico e psicológico gratuito à comunidade carente da comarca de Lajeado. A entidade oferece, por exemplo, orientação jurídica às partes envolvidas, conciliação de litígios, elaboração de peças administrativas e processuais, acompanhamento processual e participação em audiências. O órgão desenvolve atividades relativas ao exercício da cidadania de portadores de patologias, atua no ramo do Direito Civil e presta assistência em casos de violência doméstica e em  questões ligadas ao Juizado da Infância e da Juventude. As demandas do Sajur são atendidas por estudantes e professores dos cursos de Direito e Psicologia da Univates.

Anteriormente, a antiga sede do Sajur localizava-se na Av. Benjamin Constant, no bairro Florestal. A entidade também esteve temporariamente abrigada nas dependências do Prédio 9 da Univates. No final de julho, a mudança para o novo endereço aconteceu. Dando sequência ao seu discurso, Marta comemorou. “A vinda do Sajur para cá aproxima muito mais a comunidade e a Universidade. Inicialmente ficamos receosos de que as pessoas não nos procurassem, mas em um mês aqui no campus atendemos 400 indivíduos. Estamos cumprindo, além de uma missão institucional, nosso dever como cidadãos”.

Lais Pontin Matos

A coordenadora do Sajur também comentou que, além de prestar serviços à comunidade, a entidade também oportuniza o aprendizado dos universitários. “Queremos que nossos estudantes tenham contato com a realidade para que eles possam colocar em prática os conhecimentos teóricos da graduação. Um de nossos deveres é fazer com que os acadêmicos percebam que todos nós somos agentes transformadores da sociedade. Se cada um aqui presente fizer a sua parte, desempenhar o seu trabalho de maneira eficiente, certamente viveremos em circunstâncias melhores no futuro”, avaliou Marta.

Lais Pontin Matos

O reitor da Univates também discursou durante a cerimônia. Ele destacou o quão importante é a área de Direito para as universidades brasileiras. “Visto que o País vem questionando a relevância das ciências humanas para a formação dos cidadãos, podemos ressaltar as diversas alternativas que um órgão como o Sajur disponibiliza a quem o procura. Reconhecemos a qualidade do trabalho que nossos alunos e funcionários desempenham, sabemos que eles se esforçam ao máximo para prestar serviços eficientes à comunidade”, completou.

A estrutura

A nova sede do Sajur ocupa uma área de 290 m2 e abriga uma recepção com espaço kids, 14 salas de atendimento, uma sala de supervisão e salas de audiências simuladas. Todas as estruturas foram construídas de acordo com normas de acessibilidade plena.