Plataformas do Google auxiliam em estudos virtualizados

Postado as 19/03/2020 11:15:17

Por Vinicius Mallmann

Conhecido pela sua função de busca, o Google disponibiliza diversos serviços que são uma alternativa aos estudantes para estudar e realizar projetos escolares. Para explicar como funcionam essas ferramentas, o professor Luis Antônio Schneiders, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, desenvolveu uma série de conteúdos para solucionar possíveis dúvidas de estudantes e professores sobre a utilização desses serviços.

Intitulado “Google é Fácil”, o conteúdo está sendo disponibilizado em duas plataformas: no YouTube, em forma de vídeos autoexplicativos, e em um blog, com diversos posts apresentando as funções de cada ferramenta. Conforme o professor, a ideia inicial foi pensada para os professores. “Inicialmente criamos o conteúdo para auxiliar nossos professores nos programas de qualificação e certificação da plataforma Google. Como essa ação foi muito bem recebida pelos professores, resolvemos disponibilizar o conteúdo para servir de suporte aos nossos alunos. Logo em seguida percebeu-se que o conteúdo poderia ser estendido a todos que buscam algum auxílio no uso dos aplicativos Google. Desse modo, estudantes e professores das escolas de Ensinos Fundamental e Médio, de outras universidades e também profissionais poderiam ser beneficiados com essa ação”, salienta.

Além de facilitar o trabalho do professor, essas ferramentas despertam o interesse dos estudantes nas aulas. O ambiente digital pode trazer grandes benefícios para a carreira profissional do docente, fazendo com que ele tenha diferenciais em relação aos colegas de profissão. Com o sistema de aulas virtualizadas, todos os professores da Univates precisarão utilizar essas ferramentas digitais, que visam também a deixar as aulas mais dinâmicas. Conheça algumas das plataformas mais conhecidas disponibilizadas pelo Google:

Saiba como funcionam as aulas virtualizadas

Google Drive

O Google Drive é uma ferramenta de armazenamento em nuvem que oferece uma variedade de aplicativos utilitários, como planilhas, documentos, apresentações, agenda e muito mais. Ele é utilizado para manter seus arquivos sincronizados entre diferentes pessoas, no seu espaço de armazenamento com o Google. Por ser otimizado, o Drive pode ser usado em qualquer sistema operacional.

Google Meet

Originalmente, o Hangouts Meet é um recurso exclusivo para clientes das versões pagas do Enterprise e Enterprise for Education. Porém, com a pandemia do novo coronavírus, o Google anunciou que o Hangouts Meet pode ser utilizado gratuitamente por todos. Com ele é possível realizar reuniões com mais de 250 pessoas e transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores. Além disso, ele permite gravar e salvar as chamadas no Google Drive.

Google Classroom

Com diversos recursos, o Google Classroom integra facilmente todos os demais aplicativos do Google e, a partir disso, permite ações interativas e colaborativas de estudantes com os professores na construção dos processos de ensino e de aprendizagem, tanto no presencial quanto no não presencial. Permite consultar a bibliografia dos cursos, agendar apresentações, provas e trabalhos, entre outras atividades acadêmicas. A turma, depois de conectada, passa a organizar as tarefas on-line. Além disso, a ferramenta conta com um app, disponível para download nas plataformas de Android e iOS, que permite ao aluno tirar fotos e compartilhar arquivos de outros com os seus colegas.

Google Docs, Planilha e Apresentação

Google Docs é um aplicativo de edição de texto que o Google disponibiliza de graça para seus usuários. Ele oferece ao usuário doméstico meios de criar e editar documentos de texto, planilhas eletrônicas e apresentações sem a necessidade de instalar qualquer programa em seu computador. Além disso, todas as modificações feitas pelos usuários são salvas automaticamente nos servidores do Google, sem que ninguém precise apertar o botão “salvar”.

Google Agenda

O Google Agenda é uma ferramenta essencial para organizar encontros remotos e videoconferências. Com ela é possível criar eventos e adicionar participantes, que serão notificados antes do início da atividade. Além disso, ela possui a ferramenta de compartilhamento, o que permite trabalhar colaborativamente com outros usuários.