Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Central de Carreiras lança Programa de Mentoria para diplomados

Postado as 05/06/2020 14:46:33

Por Nicole Morás

A Central de Carreiras da Univates lançou o Programa de Mentoria, que visa a aproximar o ensino e o mercado de trabalho por meio de diplomados pela Universidade do Vale do Taquari. A iniciativa objetiva que profissionais formados pela Instituição possam auxiliar estudantes que estão com dúvidas sobre a carreira profissional.

Ao ser escolhido, o mentor poderá compartilhar suas experiências profissionais e auxiliar o estudante com sugestões de como ele pode evoluir profissionalmente. A metodologia prevê a realização de três encontros, que podem ser virtuais, nos quais o mentor irá falar sobre o mercado de trabalho e organizar o plano de desenvolvimento individual com o estudante para contribuir para sua formação.

Conforme a psicóloga Ana Luísa Freitag, ao participar do Programa de Mentoria, o diplomado terá a oportunidade de desenvolver habilidades de relacionamento e liderança, refletir sobre sua própria experiência e sobre como ajudar os outros, aprender com os outros, melhorar suas habilidades de comunicação, desenvolver uma rede de conexões, aumentar sua exposição profissional e contribuir de forma positiva para a construção de uma sociedade mais instruída e preparada.

Também permitirá que o participante interaja com as técnicas e práticas atualizadas da sua área de atuação, por meio da troca com o aluno. Além disso, permite que o diplomado participe de grupo de profissionais a quem vamos garantir acompanhamento ao longo do processo e oferecer conteúdos exclusivos em rodas de conversa e encontros virtuais e presenciais, quando possível
Ana Luísa Freitag, psicóloga
Cláudia Gräff

Cláudia Gräff

Acervo Pessoal

Diplomada em Química Industrial, especialista em Tecnologia de Alimentos e mestra em Biotecnologia, Cláudia Gräff está muito empolgada com o Programa de Mentoria. Para ela, é muito legal ver um jovem iniciando a carreira, entusiasmado, ansioso por viver e querer acertar. “Lembro que já passei por isso, e a experiência de vida nos faz enxergar um pouco além e saber que tudo tem seu tempo. E tudo está no seu tempo! Saber aonde se quer chegar e qual seu propósito de vida são questões norteadoras. A partir disso vai se construindo a trajetória”, afirma.

A participação de Cláudia como mentora também é motivada pela experiência como professora nos cursos técnicos da Univates, quando teve a oportunidade de orientar alunos na disciplina de estágio e participar de bancas de graduação. “Essas atividades me inspiram muito porque é uma oportunidade de ajudar a desenvolver um profissional, uma pessoa. Com o Programa de Mentoria, posso transmitir um pouco do meu conhecimento e das minhas experiências, principalmente os aprendizados de vida”, finaliza.

Para iniciar o Programa de Mentoria, a Central de Carreiras realiza, no dia 15 de junho, às 18h30min, a videoconferência “Treinamento Mentoring”. Para participar e mais informações, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail carreiras@univates.br.

Serviço estará disponível para estudantes no segundo semestre

Ana Luísa explica que, após a criação de um banco de currículos de mentores, o segundo passo será a disponibilização do serviço para os estudantes da Univates por meio da Plataforma de Carreira da Instituição, o que deve acontecer no segundo semestre de 2020. 

“Para o estudante, ser mentorado possibilita o contato com profissionais que estão no  mercado de trabalho. Por meio da mentoria, ele pode compreender e ser aconselhado sobre as diferentes atuações possíveis na sua área de formação, além de identificar fortalezas, competências técnicas e comportamentais; aumentar sua rede de conexões e exposição profissional; acelerar o desenvolvimento de sua carreira; ampliar sua visão a respeito da formação acadêmica e relacionar conceitos aprendidos com a prática profissional; e ter consciência dos desafios que o mercado atual apresenta”, explica Ana Luísa.