Unianálises contribui para P&D na área farmacêutica

Postado as 29/10/2020 10:44:17

Por Nicole Morás

Na contramão de alguns setores, o mercado farmacêutico no Brasil tem registrado crescimento na última década, chegando a movimentar R$ 215,6 bilhões em medicamentos segundo o Estudo de Mercado Institucional da consultoria IQVIA. Boa parte deste crescimento deve-se às atividades de P&D nas empresas do setor, já que o setor farmacêutico é um dos que mais investe nessas atividades no mundo. Conforme o Guia 2019 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), foram dedicados US$ 172 bilhões em 2018 para P&D na indústria farmacêutica e esse número deve chegar a US$ 204 bilhões em 2024. A previsão é que, nesse período, o Brasil suba da sétima para a quinta colocação no ranking do mercado farmacêutico.

Nicole Morás

Nesse contexto, a área de fármacos do Laboratório Unianálises realiza atividades desde 2018 com habilitação da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) e vem contribuindo diretamente com as áreas de P&D da indústria farmacêutica.

De acordo com o Responsável Técnico pelo Laboratório de P&D analítico, Lucas Schmidt, além da infraestrutura de ponta, o serviço do Unianálises se diferencia pela assessoria prestada aos clientes.

A partir da solicitação de análises desenvolvemos um serviço diferenciado de investigação e P&D analítico. A partir do momento que surge uma necessidade, nossa equipe conversa com o pesquisador da indústria a fim de que possam ser encontradas soluções e haja alinhamento técnico. Para isso, contamos com uma equipe altamente qualificada e trabalhamos no desenvolvimento de protocolos para serem previamente aprovados pelo cliente
Lucas Schmidt, Responsável Técnico pelo Laboratório de P&D analítico

Schmidt desconhece um laboratório comercial que desenvolva atividades com esse foco na região Sul e explica realizam análises para o controle de toda a cadeia produtiva da indústria farmacêutica, desde os controles de qualidade dos insumos, os controles em processo, o produto final e até mesmo a embalagem de grandes clientes da indústria farmacêutica de todo o país, principalmente das regiões Sudoeste, Nordeste e Centro-oeste.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria do Unianálises, pelo telefone (51) 3714-7027 ou pelo e-mail unianalises@univates.br.

Serviços prestados

A área Pharma do Unianálises realiza estudos analíticos envolvendo: controle de qualidade, exigências, renovação de registro de produto, assessoria em novos processos produtivos, entre outros. Hoje dentre os serviços prestados, o de desenvolvimento e validação de determinação de impurezas elementares por ICP-MS e/ou ICP-OES é o que possui maior demanda, principalmente devido à expertise da equipe no preparo de amostras e com as técnicas de espectrometria atômica. No entanto, outros serviços como estudos analíticos investigativos também são realizados. Adicionalmente, o laboratório está iniciando a realização de estudos de extraíveis e lixiviáveis em embalagens (por GC-MS e/ou LC-MS e/ou ICP-MS), o que vem ganhando cada vez mais importância neste segmento.

Infraestrutura

O Unianálises é vinculado à Universidade do Vale do Taquari -Univates e está localizado em Lajeado, a 120 km de Porto Alegre. Além da infraestrutura já existente, o laboratório está adquirindo um equipamento novo que aumentará a frequência analítica. As atividades são desenvolvidas por dois doutores, dois doutorandos, um mestre, uma mestranda, uma bacharela e uma graduanda.