Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Latec participa de auditoria para prestar serviços para construtoras certificadas pelo PBQP-H

Postado as 10/02/2022 11:26:39

Por Nicole Morás

O Laboratório de Tecnologia da Construção (Latec) da Univates passou por uma auditoria externa e está habilitado para atender construtoras que participam do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

De acordo com o coordenador do laboratório, Lucas Kummer, todas as construtoras que desejam construir unidades habitacionais com verba do Governo Federal precisam ter um sistema de gestão da qualidade certificado no PBQP-H.

Dentre os requisitos do programa está o processo de qualificação de fornecedores, por meio do qual os laboratórios que fornecem serviços de controle tecnológico devem cumprir uma série de exigências estabelecidas pelo programa, que é o caso do Latec
coordenador do laboratório, Lucas Kummer

Kummer acrescenta que o serviço já era prestado, porém, para este ano, houve uma mudança no PBQP-H que passou a exigir essa qualificação.

Tuane Eggers

 “Isso foi verificado em visita in loco na qual foram inspecionadas as instalações do laboratório, avaliadas a competência e a experiência da sua equipe técnica, verificada a conservação e a calibração dos seus equipamentos e, complementarmente, visualizados os processos intrínsecos aos serviços realizados. Com isso podemos assegurar a qualidade dos produtos utilizados na construção civil ”, afirma.

O coordenador do Latec acrescenta ainda que estão disponíveis cerca de 70 tipos de ensaios e serviços a empresas e à comunidade. A tabela de valores varia conforme o ensaio, partindo de R$ 30,00 para ensaios de resistência à compressão em corpo de prova cilíndrico em concretos e argamassas e absorção de água em blocos e tijolos. Além de receber os materiais para os ensaios, o Latec também realiza a coleta de amostras no local em que a empresa solicitar, atendendo a todas as orientações normatizadas de amostragem para que a coleta seja adequada e não afete as características reais empregadas na obra.

Mais informações podem ser obtidas no site univates.br/latec, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5897, ou pelo e-mail latec@univates.br.

Confira os ensaios disponíveis:

Agregados: ensaios em britas, areias, entre outros agregados utilizados na construção civil;

Argamassa: ensaios em argamassa para revestimento, assentamento e argamassa colante para cerâmicas;

Concreto: ensaios em concretos utilizados em todos os tipos de obras;

Solos: ensaios em solos para pavimentação de estradas, aterros, entre outros;

Betumes: ensaios em materiais betuminosos para uso em pavimentos;

Blocos, tijolos e similares: ensaios em artefatos de cimento, blocos e tijolos cerâmicos, e prismas de blocos.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram