Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

14 Novembro de 2025

Egressos da Univates conquistam o 3º lugar em concurso nacional de arquitetura para a nova sede da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu

Egressos da Univates conquistam o 3º lugar em concurso nacional de arquitetura para a nova sede da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu

Postado as 14/11/2025 12:55:07

Por Lucas George Wendt

Um grupo formado por diplomados da Universidade do Vale do Taquari – Univates conquistou o 3º lugar no Concurso Público Nacional de Projeto para a Nova Sede da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu (PR). 

O projeto, desenvolvido em parceria entre os escritórios Palma Arquitetura (egressos do curso de Arquitetura Lucas Medeiros e Vanessa Horn, além da arquiteta Karine Dalpiaz), Habla Estúdio (egressos da Arquitetura Eduardo Possamai, professor dos cursos técnicos em Edificações e Design de Interiores, e Ana Paula Feldens), e Dimensão 20 Projetos (Vagner Wojcickoski, professor da graduação em Arquitetura e da graduação em Engenharia Civil da Univates).

O concurso, de caráter nacional, buscava selecionar a melhor proposta arquitetônica para o novo edifício legislativo da cidade paranaense. O programa de necessidades de aproximadamente 6 mil metros quadrados previa secretarias administrativas, gabinetes parlamentares e um plenário com auditório para até 500 pessoas, além de espaços de apoio e áreas de convivência. A proposta apresentada pela equipe destacou-se pela integração entre funcionalidade, estética e sustentabilidade, alcançando o terceiro lugar entre dezenas de trabalhos inscritos.

Nas imagens divulgadas pelos autores, é possível observar a vista aérea do conjunto e a fachada principal do edifício, marcadas por linhas contemporâneas, uso racional dos materiais locais e uma relação harmoniosa com o entorno urbano.

Segundo Eduardo, o resultado representa um reconhecimento técnico e um marco importante na trajetória dos profissionais formados pela Univates. “Sempre participamos de concursos desde a graduação e é uma forma de nos desafiarmos e de colocar em prática o que aprendemos de maneira mais livre. É muito gratificante ver que esse trabalho coletivo, com colegas que também passaram pela Univates, foi reconhecido em nível nacional”, afirma.

Clique para ampliar