Alunos de graduação e técnicos compartilham atividades e têm experiência multidisciplinar

Postado as 07/12/2020 15:15:57

Por Nicole Morás

Equipes multidisciplinares na área da saúde garantem visão integral sobre o paciente. Para isso, profissionais com diferentes formações interagem durante a sua formação, sejam eles graduados ou técnicos. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates essa interação ocorre ainda durante a formação, quando estudantes dos cursos técnicos e de graduação compartilham experiências e, assim, já vivenciam como será quando atuarem no mercado de trabalho.

Uma das atividades integra estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem e em Medicina e os discentes do curso Técnico em Enfermagem. São realizadas atividades práticas com simulação realística e uso de simuladores. Conforme a professora Maria Bernardete Koch Kranz, a experiência retrata o dia a dia dos profissionais da saúde em atendimento a um paciente, com discussões interdisciplinares sobre o caso.

Cada um cumpre com a sua missão, atuando integrados à equipe e buscando as melhores intervenções
professora Maria Bernardete Koch Kranz

Na área da saúde bucal, a integração entre estudantes da graduação em Odontologia e do Técnico em Auxiliar de Saúde Bucal acontece na Clínica Ampliada de Odontologia, quando os estudantes dos cursos técnicos realizam estágio no local.

Acervo pessoal

Camila de Castro, diplomada em Auxiliar de Saúde Bucal, fez estágio na Clínica no final do ano passado. Para ela, a oportunidade foi de extrema importância para aprender na prática o que a profissão demanda e ampliar seu conhecimento.

“As atividades em conjunto com estudantes do curso de Odontologia são bastante parecidas com o que o mercado de trabalho representa, ainda que cada cirurgião-dentista tenha seus próprios métodos de trabalho. Nesse sentido, é um ótimo começo para estar alinhado ao dia a dia do trabalho, para ter uma primeira experiência e também para preparar o profissional de Odontologia para trabalhar com auxiliares ou técnicos”, avalia ela, que agora cursa o Técnico em Radiologia.