Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

29 Março de 2018

Gestantes podem utilizar vagas especiais de estacionamento

Gestantes podem utilizar vagas especiais de estacionamento

Postado as 2018-03-29 10:35:14

Por Artur Dullius

Espalhadas em diversos locais do campus da Univates, as vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência também podem ser utilizadas por gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, seja ela permanente ou temporária. O assunto esteve entre os temas mais reivindicados pelos estudantes na última Avaliação Institucional.

Conforme o coordenador do setor de Engenharia e Manutenção da Univates , Israel Pereira, a prática já vem ocorrendo dentro da Universidade, no entanto, garante que nem sempre existe o conhecimento por parte dos usuários. “Sempre que uma aluna gestante ou algum usuário com mobilidade reduzida solicita a utilização de uma vaga, o pedido é autorizado pelos agentes da Estapar”, conta Pereira.

Artur Dullius

Segundo ele, para a melhor organização do estacionamento, é indicado que o usuário cadastre a placa do seu veículo, pelo e-mail engenharia@univates.br, informando sua necessidade especial. “Esse pedido é feito para que em uma próxima utilização das vagas pela mesma pessoa não seja necessário realizar a abordagem para atestar sua necessidade especial garantida por lei”, explica.

Pereira esclarece que as placas que sinalizam as vagas de estacionamento especiais no campus da Instituição atendem à norma NBR 9050 - acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos -, à Resolução nº 236/07 do Contran (Volume IV - Sinalização Horizontal) e à Resolução nº 304/08 do Contran (Vagas de PCR). As sinalizações estabelecem que, além dos cadeirantes, essas vagas se destinam a gestantes e qualquer pessoa que apresente mobilidade reduzida.

Clique para ampliar