Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

14 Agosto de 2024

Pesquisadoras da Univates palestram em evento do Iphan sobre a relação entre patrimônio arqueológico e calamidade socioambiental no RS

Andrea Zysko/Divulgação

Pesquisadoras da Univates palestram em evento do Iphan sobre a relação entre patrimônio arqueológico e calamidade socioambiental no RS

Postado as 14/08/2024 09:11:32

Por Lucas George Wendt

No próximo dia 16 de agosto, às 14h, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá uma palestra que discutirá o impacto das calamidades socioambientais no patrimônio arqueológico do Rio Grande do Sul. O evento, que será realizado de forma online pela plataforma Microsoft Teams e com transmissão ao vivo pelo canal do Iphan no YouTube, contará com a presença de duas especialistas na área.

A professora doutora Neli Galarce Machado e a doutora Fernanda Schneider, ambas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, serão as palestrantes do evento. Elas trarão uma perspectiva sobre os desafios que as recentes calamidades naturais impuseram à preservação do patrimônio arqueológico no estado, discutindo estratégias de mitigação e o papel das políticas públicas na proteção desses bens culturais.

A discussão é especialmente importante diante dos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes, que têm afetado diretamente sítios arqueológicos e outros elementos do patrimônio histórico-cultural. A iniciativa faz parte do programa "Iphan Junto com Você", que visa aproximar o órgão da sociedade e ampliar o debate sobre a importância da preservação do patrimônio.

Os interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube do Iphan, sendo uma oportunidade para profissionais, estudantes e a comunidade em geral se inteirarem sobre a intersecção entre arqueologia, patrimônio e questões socioambientais.

Saiba mais
Unesco e Univates visitam sítio arqueológico em Encantado exposto após enchentes

Divulgação

Clique para ampliar