univates_logo jornal do aluno

Meu Curso 🎓 - Jornalismo

Postado as 21/11/2019 10:01:07

Por Carla Bagnara

Confira as ações que os cursos da Univates promoveram durante o ano de 2019.

Curso de Jornalismo 📰🎤

Divulgação

Conteúdo sugerido pela estudante do curso de Jornalismo Carla Bagnara.

Projeto Audiovisual: Preconceito

Divulgação

📝 No primeiro semestre de 2019, as alunas Carla Bagnara, Francielen de Góis Serpa, Vanessa Massoni e Ana Amélia Ritt (hoje diplomada) do curso de Jornalismo da Univates estiveram matriculadas na disciplina de Oficina de Jornalismo em Comunidades, ministrada pela professora Jane Márcia Mazzarino. Na ocasião, as acadêmicas foram desafiadas a realizar uma ação de intervenção em um colégio de ensino médio da região do Vale do Taquari. O grupo de Carla trabalhou com estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio.

Divulgação

📝 A intervenção objetivou a criação de produções fotográficas ou audiovisuais pensadas pelos próprios estudantes da escola. Os alunos, orientados pelo grupo de Carla, elaboraram um vídeo abordando a temática de preconceito. Os encontros semanais (nove no total) ocorreram de 11/04 a 06/06/2019, nas dependências do colégio. Participaram da atividade os jovens Adriel de Souza, Alan Augusto Apaniol, Andrielli Rockenbach, Armando Felipe Alves da Silva, Gustavo Henrique Friedrich, Nadine Bettio Relli e Raquel dos Santos.

Divulgação

📝 Durante os encontros, o grupo de Carla buscou compartilhar conhecimentos teóricos e práticos acerca da elaboração de materiais audiovisuais. Objetivando inserir ao máximo os alunos na proposta, as acadêmicas de Jornalismo utilizaram metodologias ativas para facilitar a comunicação e a participação ativa e em conjunto. Todo o processo de roteirização, produção e edição do vídeo foi realizado pelos estudantes do ensino médio.

Divulgação

📝 De acordo com Carla, a experiência de intervenção “trouxe, principalmente para nós, universitárias, desafios relacionados ao despertar do pensamento crítico do outro. Além disso, pudemos aplicar os conhecimentos que adquirimos durante a graduação em uma proposta concreta”, reflete.

Formandos 2019/B

Divulgação

✨Mais uma turma de estudantes do curso de Jornalismo da Univates cola grau em março de 2019. Estão a poucos passos de obter o diploma os alunos Julio Lenhard, Vicente Katz, Ana Caroline Kautzmann, Carla Bagnara, Francielen De Góis Serpa, Luise Trombini e Vanessa Massoni. Como paraninfo, os formandos elegeram o professor Marcus Staudt. Maurício Hergemoller é o docente homenageado.

👉 Para continuar acompanhando o conteúdo da editoria Meu Curso, clique aqui

mais posts

📰 Editorial: Um Jornal on-line elaborado por e para você! Venha conferir!

Acontece na Uni 📅 - Agenda