Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tetyana Bykovet/Unsplash

Diplomada do curso Técnico em Química da Univates desenvolve projeto de readequação de rotulagens para empresa da região

Postado as 11/05/2022 14:47:36

Por Lucas George Wendt

A diplomada do curso Técnico em Química da Universidade do Vale do Taquari - Univates Anne Sabine Bouviê, de Encantado, foi responsável por realizar a adequação das rotulagens das embalagens dos produtos da Divine Chocolates, procedimento pelo qual todas as empresas que atuam no ramo de alimentos terão de passar até o prazo máximo de outubro de 2023. 

Para entender as novas regulamentações

A rotulagem nutricional no Brasil deve seguir o disposto na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 429, de 8 de outubro de 2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e na Instrução Normativa (IN) nº 75, de 8 de outubro de 2020. As novas orientações entram em vigor em outubro de 2022 para novos produtos lançados no mercado. Os fabricantes de produtos que já estão no mercado têm até outubro de 2023 para adequarem seus rótulos. Dentre as ações estabelecidas para as empresas nas novas regulamentações está, por exemplo, a abertura da tabela nutricional, separando as informações de açúcares totais e açúcares adicionados.

Divulgação/Acervo pessoal

Solução 

Anne explica que estava no final do curso, no momento de realizar seu estágio curricular, quando solicitou a autorização para estagiar em algumas empresas da do Vale do Taquari. Sua escolha foi pela Divine Chocolates. “Para fazer o estágio de forma diferenciada, sugeri que a empresa me propusesse um tema para abordar no meu trabalho de conclusão”, lembra. 

O processo de elaboração das novas rotulagens nutricionais para os produtos estava gerando incertezas para a organização, e foi nesse contexto que o conhecimento de Anne auxiliou. “Iniciei meu estágio e fui me inteirando sobre o assunto, pois nunca tinha trabalhado com chocolates, já tendo atuado com análises físico-químicas e com a área de qualidade industrial”. O estágio teve duração de 400 horas, distribuídas ao longo de quatro meses. 

Após o período do estágio no qual desenvolveu a solução para a organização, Anne foi efetivada para atuar na área de controle de qualidade e, em seguida, recebeu o convite para atuar na área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da empresa. “Esse é mais um desafio, que está possibilitando que eu me aprofunde ainda mais nas questões nutricionais e nas legislações, sem contar o aprendizado diário sobre chocolate, o segmento principal da empresa com a qual tenho vínculo”. 

Ela avalia que o curso Técnico em Química contribuiu muito para as propostas que apresentou à empresa. “Com certeza as discussões realizadas em aula e a vivência dos professores enriquecem nosso conhecimento, servindo de base para nosso futuro profissional. A professora Jerusa Bruxel, que foi minha orientadora, me auxiliou muito e aceitou esse desafio comigo. O comprometimento e a dedicação dela, na busca contínua por informações, com certeza fizeram toda a diferença”, observa a diplomada.

“Foi e está sendo um desafio muito grande”, destaca Anne, que se sente preparada pela formação que teve ao longo do curso técnico. “A empresa se mostra preocupada com o processo, pela minha contratação, de maneira a ir atrás das adequações antecipadamente”, explica. “Também agradeço à Divine Chocolates, que possibilitou que eu faça parte diariamente de uma grande equipe e, pessoalmente, agradeço à coordenadora Paloma Cemin, por ver potencial em mim e compartilhar comigo, dia após dia, seu conhecimento e experiência sobre chocolates e legislações”, complementa a profissional. 

Formação atualizada

Conforme o coordenador dos cursos Técnicos em Alimentos, Química e Cervejaria,  professor Mariano Rodrigues, os estudantes da Univates se formam técnicos já acostumados a lidar com essa nova resolução, uma vez que ela é abordada ao longo da formação. “É gratificante para a Instituição verificar que os diplomados estão atuando no mercado de trabalho de modo proativo, ajudando as empresas a solucionarem os problemas. Este é o objetivo dos nossos cursos: formar profissionais capazes de auxiliar no desenvolvimento e progresso das empresas da nossa região”, finaliza. 

Inscrições abertas

O Técnico em Química é um dos 21 cursos técnicos com inscrições abertas para ingresso no segundo semestre de 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 3714-7000. Para ingressar nos cursos técnicos da Univates, não é necessário realizar prova. O estudante pode fazer o curso enquanto está no Ensino Médio ou após a conclusão deste. Apenas o Técnico em Radiologia exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods