Parceria entre Univates e Certel possibilita estrutura de estudos para cursos da área de engenharia

Postado as 13/05/2022 17:32:41

Por Natalia Nissen

Os cursos da área de engenharia da Universidade do Vale do Taquari - Univates contam com um novo laboratório para estudos e aulas práticas. A maquete da rede de distribuição de energia elétrica, instalada nos fundos do Prédio 17, foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira, 5. A estrutura foi montada ainda em 2020, mas a solenidade de entrega acabou sendo adiada em razão da pandemia de covid-19.

Participaram da cerimônia a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro; a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, Aline Thaís Käfer; e os representantes da Certel: o diretor superintendente, Ilvo Edgar Poersch; o diretor de operação e manutenção, Daniel Luis Sechi; o diretor operacional de energia, Ernani Aloísio Mallmann; o supervisor de construção e manutenção de redes, Guilherme Cabral de Souza; o supervisor de qualidade, Henrique Fensterseifer; e o diretor de geração e comercialização de energia, Julio Cesar Salecker, entre outros convidados.

A professora Aline explica que a maquete é um minissistema de distribuição, com postes, sistema de fiação e um transformador conectado. Toda a estrutura foi fornecida e montada pela Certel e emprega o mesmo material usado nas redes de distribuição nas vias públicas. A única diferença é que os postes estão instalados a uma distância menor do solo e não são energizados com alta tensão para que os estudantes possam usar a maquete em aulas e pesquisas.

Samuel Dickel Bünecker/divulgação

“Para os estudantes de Engenharia Elétrica, é uma ferramenta muito importante para estudos relacionados às redes de distribuição de energia elétrica. Isso dá um embasamento significativo para a parte prática do curso, principalmente a partir do 7º semestre”, destaca Aline.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, a maquete é um recurso que aproxima os estudantes da realidade profissional e valoriza a própria estrutura do curso, que tem papel tecnológico muito importante para a Univates e para a região do Vale do Taquari.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods