Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto da Univates oportuniza a estudantes da educação básica o contato com a robótica

Postado as 17/05/2022 12:07:17

Por Lucas George Wendt

No dia 10 de maio ocorreu o primeiro encontro de várias oficinas para estudantes desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão Robótica Educacional, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A atividade foi acompanhada pelo coordenador do projeto de extensão, professor Alexandre Stürmer Wolf, pelo bolsista do curso de Engenharia de Software, Enzo Schuh, e pelos mentores dos estudantes.

O projeto visa a oferecer treinamento aos estudantes para a criação de robôs que realizam determinadas tarefas, utilizando programação de computadores, e a manipulação de componentes mecânicos, sensores e atuadores de forma lúdica e descontraída.

Durante os encontros são disponibilizados kits de Lego MindStorms para os estudantes montarem seus experimentos. No entanto, nem tudo é brincadeira: existem os momentos de criação e montagem, mas também os momentos de reflexão e programação. 

Divulgação/Univates



No primeiro treinamento de 2022, participaram estudantes que têm vínculo com a Organização Não-Governamental Hope - Filhos da Esperança, de Lajeado, que já agendou outros encontros, com mais participantes. Durante a atividade foram montados experimentos que, por fim, geraram pequenos robôs em forma de carrinhos. Os estudantes participantes foram estimulados a desenvolver robôs que pudessem participar de competições durante a oficina, além de realizar outras tarefas que necessitavam de programação das centrais lógicas.

Professor Alexandre Stürmer Wolf

Divulgação/Univates

Conforme o coordenador do projeto, “ao longo do processo de criação, os estudantes observavam restrições em suas montagens, sendo necessários novo planejamento e alterações da ideia inicial, chegando inclusive à reestruturação total”. “Este é um dos intuitos das oficinas, deixar os estudantes livres à criatividade, fazer com que eles sintam a necessidade de planejamento e considerar as melhorias futuras, como, por exemplo, a interligação de centrais lógicas, sensores e atuadores”, detalha Wolf. 

O projeto de extensão Robótica Educacional - edição 2022 é um dos vários projetos de relação da universidade com a comunidade oferecidos pela Univates. Todas as escolas da região e áreas do entorno podem participar desse projeto de extensão, inclusive ONGs, sendo priorizados estudantes de Ensino Médio. As oficinas são oferecidas nas dependências da Univates para três grupos: turmas de escolas; grupos individuais da escola; e professores de escolas com interesse em ampliar o conhecimento na área. 

Divulgação/Univates

Caso sua escola tenha interesse em participar das oficinas, sugere-se realizar ao menos três encontros, podendo ser ampliados conforme interesse e possibilidade de agendamento. Interessados podem entrar em contato com a coordenação do projeto, pelo e-mail robotica@univates.br, ou com o coordenador da ação, pelo e-mail awolf@univates.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods