Estudantes e diplomados da Univates realizam levantamento de 4,9 mil acessos às rodovias BR-101, BR-290, BR-386 e BR-448

Postado as 27/05/2022 09:36:50

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

O curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio de uma ação desenvolvida em parceria com o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, desenvolveu o mapeamento dos acessos às rodovias BR-101, BR-290, BR-386 e BR-448 para a CCR ViaSul, empresa que administra as vias. Participaram do projeto seis estudantes de diferentes semestres do curso de Engenharia Civil e três diplomados.

A professora Carolina Becker Porto Fransozi, coordenadora das atividades, explica que, inicialmente, foram realizados um planejamento das etapas e a organização do material necessário. “Feito isso, as equipes foram a campo fazer o levantamento das informações - que incluíram coordenadas geográficas, tipo de acesso, tipo de pavimento, entre outros -, e registro fotográfico de cada um dos 4.901 acessos existentes às margens das rodovias de concessão da CCR ViaSul”, detalha a docente.

Divulgação/Univates

A extensão total das vias analisadas pelos estudantes é de aproximadamente 470 km. Todos os dados foram registrados em planilhas eletrônicas e outros documentos, com o objetivo de se ter um banco de dados da localização e situação atual desses acessos. A etapa final foi a entrega dos relatórios produzidos. Com iniciativas como essa, o curso de Engenharia Civil busca promover a aproximação dos estudantes com a prática da sua futura profissão.

A docente Carolina explica que, anualmente, as concessionárias de pedágio precisam prestar contas sobre situações relacionadas às rodovias nas quais operam. O monitoramento dos acessos é um dos relatórios que são entregues à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão que fiscaliza as concessões. Além disso, a CCR ViaSul pode fazer uso dos dados para, entre outras questões, acompanhar onde se localizam esses acessos e como se encontram, pois cada um deles pode interferir no tráfego da via principal.

“Os estudantes envolvidos no projeto tiveram oportunidade de vivenciar a prática da engenharia rodoviária, tanto no que diz respeito às atividades de campo quanto na parte de elaboração de documentos no escritório. Nesse sentido, acredito que a experiência proporcionou aprendizado e bagagem profissional, além da satisfação de estar contribuindo num projeto que pode auxiliar no gerenciamento das rodovias que utilizamos diariamente”, observa a professora.

Divulgação/Acervo pessoal

Opinião de quem participou

A estudante Ariane Kwiatkowski Scheffer, de Lajeado, participou da atividade e avalia a iniciativa como importante para a sua formação profissional. “Essa experiência nos mostra a vivência da profissão. Acho super válida essa integração da teoria com a prática. Fica mais fácil de entender o que aprendemos em aula quando colocamos em prática.”

A estudante destaca que o entrosamento entre os colegas de diferentes semestres e diplomados do curso, que foram organizados em trios, também foi positivo. “A troca de ideias e opiniões para realizar o trabalho da melhor forma possível foi importante. Descobrimos também novas ferramentas para tornar o processo mais rápido e produtivo, pois tínhamos um prazo curto e muito trabalho a ser feito. A participação e o empenho de todos tornou esse desafio mais prazeroso”.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods