Fonte desenvolvida por professor e diplomados é utilizada em série dos EUA

Postado em 12/08/2016 09h02min

Por Artur Dullius

A série Roadies ainda não chegou ao Brasil, mas já possui forte ligação com o país. Escrito e dirigido por Cameron Crowe, o seriado conta com um toque brasileiro na produção. Desenvolvida pelo estúdio do qual fazem parte o professor e coordenador do curso de Design da Univates, Rodrigo Brod, e os diplomados Germano Redecker e Vagner Zarpellon, a fonte “Frente H1” está presente no título e nos créditos da série americana.

Atualmente, Brod é o responsável pela disciplina de Tipografia, do curso de Design da Univates, na qual compartilha com os estudantes sua experiência profissional de mais de 15 anos em projetos de design gráfico e identidade visual, áreas presentes também na atuação do estúdio Frente, sociedade da qual faz parte, desde 2013, com dois diplomados da Instituição. Em relação à fonte, relata: “O projeto nasceu como uma experiência tipográfica despretensiosa, mas que se tornou maior do que tudo que poderíamos imaginar. Dos primeiros esboços até o contato da Warner com o interesse em usar nossa fonte para a série Roadies foram três anos, mais de 260 mil downloads e uma surpresa atrás da outra”.

A tipografia, que leva o nome da empresa, ganhou visibilidade internacional ao ser escolhida pela Warner para a nova série. Ainda sem previsão de estreia no Brasil, o seriado já está em exibição no canal norte-americano Showtime. "A Warner contatou-nos em março, o que nos deixou muito felizes e surpresos. Foram extremamente profissionais, desde o contato inicial até o contrato. Estávamos na expectativa até poder ver as primeiras imagens da série na internet", relata Brod.

Germano Redecker, diplomado pela Univates, lembra que já existiam algumas tipografias disponíveis para uso com esse estilo, mas a originalidade influenciou-os a desenvolverem todos os caracteres e criarem a própria fonte. “Por ser uma tipografia desenhada a mão, as imperfeições e os ruídos, em vez de limitarem o processo, contribuíram para que a Frente H1 seja especial, despretensiosa e sem firulas”, descreve.

Conforme o professor, a experiência é importante para o design da região e não apenas para o estúdio que dirige. "Não sou tipógrafo e a experiência de desenhar uma fonte, com traçado manual, vem ao encontro do que também buscamos nas experimentações das disciplinas: mostrar que a partir de pesquisa e experimentação é possível atingir resultados muito relevantes".

Já Redecker acredita que essa é uma forma de mostrar a dimensão e a qualidade dos trabalhos realizado na região. “Estar em Lajeado é uma escolha nossa. Independente da localização física, hoje em dia é possível comunicar-se com o mundo todo e é importante que saibamos acionar os canais para que as boas oportunidades nos encontrem”, afirma.

Para Brod, o resultado ainda é confundido entre o sonho e a realidade. “Ver a sua caligrafia em uma série do Cameron Crowe, sobre música, rock e todo esse universo, com a sua banda preferida na trilha sonora, é uma dessas maluquices que a gente demora para assimilar, mas nos faz acreditar cada vez mais na autenticidade como o melhor caminho para fazer nosso trabalho”, conclui o professor.

Saiba mais
Ainda sem previsão de estreia no Brasil, Roadies é uma produção do canal Showtime (do grupo Warner), que está em exibição nos Estados Unidos desde o final de junho, e conta a história da equipe de apoio de uma banda de rock, os verdadeiros "heróis" que fazem o show acontecer. Os protagonistas são Luke Wilson, que interpreta Bill, o coordenador da turnê, Imogen Poots, representando Kelly Ann, responsável pela parte elétrica dos shows, e Carla Gugino como Shelli, a produtora da banda.

Texto: Artur Dullius