Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Uma oportunidade para o desenvolvimento artístico e cultural

Postado em 28/11/2016 10h14min

Por Tiago Silva

A Univates oferece o serviço de coordenação administrativa e financeira para a produção artística. A Instituição, por meio da equipe de Projetos Culturais do Núcleo de Cultura e Eventos, presta assessoria na aprovação, execução e prestação de contas às empresas, entidades e órgãos investidores em iniciativas de fomento artístico.

Podem contar com a assessoria agentes da cultura, produtores culturais, prefeituras, grupos folclóricos, músicos e artistas. O contato deve ser feito com o Núcleo de Cultura e Eventos, pelo e-mail cultura@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945. “Muitos projetos já foram aprovados com o auxílio da Univates – é um número muito expressivo”, ressalta Conrado Schwambach, responsável técnico pelos projetos culturais da Instituição.

Ele cita edições de Os Jovens Poetas de Lajeado, a restauração da Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla (vitrais e painéis sacros), a Noite Cultural do Grupo Folclórico Origens e o festival Som das Pedras. Já são mais de 10 anos que a Univates tem essa iniciativa. Na opinião de Schwambach, é importante para a Instituição ajudar no fomento cultural. “É uma forma de fortalecer nossa cultura com base em leis de incentivos fiscais. São projetos que fomentam nossa tradição, arte, música, expressão artística”, afirma.

“É uma ferramenta muito útil”
Na próxima quinta-feira, dia 1º, Claudio Zagonel Neto lança o livro “Percursos e Caminhos – Rio Taquari-Antas” na Galeria do Sesc Lajeado, às 19h. Para a obra, que mostra as belezas dos rios que compõem a bacia Taquari-Antas, o fotógrafo e professor de fotografia contou com o auxílio da Univates na parte administrativo-financeira, desde a elaboração do projeto até a prestação de contas.“Para quem não tem conhecimento sobre elaboração de projetos culturais, é uma ferramenta muito útil”, conta Zagonel Neto. Confira um bate-papo com o fotógrafo:

Como foi a realização do livro?
O livro de fotografias tem a arte e a natureza como seu principal objetivo e mostra as belezas dos rios que compõem a bacia Taquari-Antas, e também seu entorno. Foram feitas imagens por terra, água e ar.

Qual a inspiração para a obra?
Meu trabalho fotográfico tem inspiração na fotografia de natureza, de arquitetura, fotografia abstrata, de moda, de viagem, fotojornalismo. Mas a fotografia de natureza é muito importante, tanto pela questão da preservação, da ecologia, da beleza como pela variedade e possibilidades de imagens e vivências que ela pode oferecer.

Como avalia o auxílio da Univates?
A Univates foi bastante importante pois cuidou de toda a parte administrativo-financeira, desde a elaboração do projeto até a prestação de contas. Para quem não tem conhecimento sobre elaboração de projetos culturais, é uma ferramenta muito útil.

Texto: Tiago Silva

Fotógrafo e professor Claudio Zagonel Neto (1º e/d) lança livro quinta, dia 1º

Monique Bruxel/Divulgação

Livro será lançado na Galeria do Sesc Lajeado

reprodução

Notícias Relacionadas