Professora de Letras participa de evento em Pittsburgh, nos Estados Unidos

Postado as 2018-08-09 17:45:02

Por Curso de Letras

Divulgação

A professora Grasiela Kieling Bublitz, do curso de Letras da Univates, participou do VII Encontro Mundial sobre o Ensino de Português - EMEP, realizado na Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia - EUA. O evento, que aconteceu entre os dias 3 e 4 de agosto, é organizado desde 2012 pela American Organization of Teachers of Portuguese - AOTP e contempla diversas palestras, oficinas e sessões plenárias oferecidas aos participantes acerca do ensino do português como língua estrangeira, língua de herança, língua materna e tradução. Os encontros ocorrem anualmente em diferentes universidades dos Estados Unidos.

Divulgação

Grasiela apresentou um trabalho relacionado à sua pesquisa de doutorado, que aborda a relação entre a consciência fonológica e a aquisição da leitura e da escrita. Para ela, há um campo vasto em todos os sentidos para quem estuda línguas. “Saber ensinar a língua portuguesa em contextos estrangeiros tem muito valor no exterior. São várias as possibilidades para quem estuda Letras”, explica.

É a segunda vez que a professora participa desse evento. Em 2016, na Universidade de Berkeley, ela apresentou o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de extensão Veredas da Linguagem, que trata do ensino da língua adicional aos imigrantes da região do Vale do Taquari. Segundo Grasiela, a oportunidade de compartilhar experiências a respeito do ensino de língua portuguesa sempre é muito gratificante, por ver tantos professores de diferentes partes do mundo engajados no ensino do português.