Feira de Oportunidades reúne mais de duas mil pessoas

Postado as 2018-09-04 22:34:59

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de aproximar empresas da região a estudantes e diplomados da Univates, a Instituição promoveu na última terça-feira, dia 4, a Feira de Oportunidades. O momento contou com a participação de mais de duas mil pessoas e 27 empresas do Vale do Taquari, além de uma palestra sobre o mercado de trabalho com profissionais da Dell. O evento, organizado pela Central de Carreiras da Universidade, fez parte da programação da Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional (CGO), mas esteve voltado a todos os cursos.

Ana Amélia Ritt

No hall da Biblioteca da Univates, interessados puderam entregar currículos e conferir as vagas de emprego disponíveis. “A ideia do evento é possibilitar que alunos e diplomados conversem diretamente com o setor de Recursos Humanos (RH) de empresas de diferentes áreas”, ressaltou a supervisora administrativa da Central de Carreiras, Sabrina Weizenmann. O propósito, conforme as estudantes de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil Larissa Dullius e Carolina Bernhard, respectivamente, foi atingido. “Este é um ótimo momento para conhecermos as empresas da região e vermos as oportunidades na nossa área. Muitas vezes pensamos que não há vagas relacionadas à nossa profissão em determinadas empresas, mas conversando com elas vimos que estávamos erradas”, afirmou Carolina. Larissa ressaltou que o contato direto é muito importante para ampliar a visão dos locais de atuação.

A Feira de Oportunidades seguiu com oficinas sobre currículo, expectativas de carreira, mudanças no mercado de trabalho e uma roda de conversa com jovens empreendedores. Além disso, no Teatro Univates, a consultora de Recursos Humanos Adeline Silva, a consultora de Treinamento e Desenvolvimento Luciana Campello e a analista de Aquisição de Talentos Gabriela Dutra, profissionais da Dell, abordaram planejamento de carreira e mercado profissional com foco na empresa.

Networking faz a diferença

Ana Amélia Ritt

Conforme Luciana, para um bom planejamento de carreira são necessários três passos: avaliar, planejar e agir. “Parece difícil planejar, mas se pensarmos nisso durante toda a nossa experiência profissional, e não só no início, será mais tranquilo”, destacou durante a palestra. Entre os pontos importantes da fase da avaliação, a consultora considerou a busca de uma profissão que deixe a pessoa feliz. “Não estou dizendo que vocês serão felizes sempre, faz parte termos momentos ruins profissionalmente para encontrarmos a melhor posição, mas a felicidade deve ser um dos objetivos principais”, concluiu.

Outro destaque, conforme as profissionais da Dell, é a avaliação da marca pessoal, fazendo menção a como as pessoas que convivem conosco nos enxergam. “As interações ocorrem o tempo inteiro. O que eu posso fazer é pensar sobre os legados que deixo. Isso tem muito a ver com desenvolvimento de carreira, porque está relacionado ao networking e ao local ao qual quero chegar”, afirmou Luciana, salientando que a maior parte das mudanças profissionais ocorre por meio de networking.

Bate-papo sobre carreira

Ana Amélia Ritt

O final da noite também contou com um momento especial organizado pelo Conexão, programa de relacionamento voltado aos diplomados da Univates. Na Sala de Empreendedorismo da Univates, no Prédio 2, as palestrantes conversaram com diplomados recém-formados sobre o mercado profissional.

Ana Amélia Ritt

Achei essa atividade muito legal, porque muitas pessoas não sabem como conseguir contato com as empresas e saber quais vagas estão disponíveis, então essa conversa na Feira de Oportunidades é sensacional. Já o bate-papo com as profissionais da Dell foi muito interessante por ser um momento mais próximo para tirar dúvidas
Bruno Rangel de Quadros, diplomado do Técnico em Segurança do Trabalho

Para as amigas Magda Portaluppi Possebon, Ana Paula Becker e Karine Doebber, diplomadas do curso de Ciências Contábeis, a oportunidade também permite que diplomados e antigos colegas se reúnam e revejam a Universidade. “Já estávamos com saudades”, declarou Magda.