Diplomada em gestão pela Univates aponta desafios do mercado de trabalho

Postado as 2018-10-18 13:56:17

Por Natália Bottoni

Divulgação

Em 2004 a Univates passou a contar com o curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas. Cinco anos depois, a diplomada e gestora Veridiana Cereza começou a estudar na Instituição. Hoje ela é sócia-proprietária e designer da Pura Graça Acessórios Finos.

Veridiana apresenta características empreendedoras desde criança. Ela conta que fazia pulseiras e brincos e os vendia para suas vizinhas. Na vida adulta, trabalhou como atendente, telefonista, em um escritório contábil e como auxiliar administrativa. Em 2010 começou a criar bijuterias, um ano após iniciar a graduação na Universidade. Com o tempo, conquistou clientes e aumentou a produção. “Decidi tirar o passatempo do papel e oficializá-lo: foi quando abri a loja em um pequeno espaço”, relata.

10 características que o profissional de gestão deve ter

A loja abrange várias cidades do Estado e seu foco é a venda no atacado para lojistas e revendedores. O site e-commerce da empresa busca alcançar o varejo de todo o País. São comercializados brincos, anéis, colares e pulseiras. As peças são produzidas manualmente.

Veridiana aponta que um dos maiores desafios do gestor é a dificuldade com o controle de altos custos que deve ser feito no dia a dia. Além disso, o empreendedor deve se informar diariamente sobre as atualizações financeiras que estão em constante adaptação.

Em sua trajetória, Veridiana buscou aperfeiçoamento e consultorias para se qualificar ainda mais na área. “Errei, acertei, aprendi, sempre com o foco de seguir em direção ao meu sonho”, garante. A gestora reconhece que o segredo do sucesso é um conjunto de fatores que inclui estudo, persistência, relacionamento, coragem e amor pelo que se faz.

Gestão de Micro e Pequenas Empresas é bem avaliado pelo MEC

Vestibular está com inscrições abertas

Tuane Eggers

O curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas, na modalidade presencial ou na Educação a Distância (EAD), é direcionado a quem pretende se tornar um empreendedor, assim como Veridiana. Além disso, é uma opção do Vestibular Univates, que está com inscrições abertas pelo link www.univates.br/vestibular.

A Instituição oferece 42 cursos presenciais e 17 a distância com início das aulas em 2019A. A prova agendada será aplicada em todos os polos da Univates - polo matriz em Lajeado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Guaporé, Encantado, Estrela, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires.

Os interessados em concorrer a uma vaga podem agendar sua prova de redação ou solicitar ingresso com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2017. Para matricular-se no EAD também é possível concorrer como portador de diploma de curso superior ou como reingresso nos cursos presenciais da Univates ou mediante transferência de outra instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.