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Qual a importância da avaliação institucional?

Postado as 23/11/2018 09:08:16

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza periodicamente a Autoavaliação Institucional. Mas você sabe por que ela é importante e como funciona? Confira abaixo mais informações sobre a avaliação.

Por que você deve preencher a autoavaliação?

Nicole Morás

Para que a Univates possa aperfeiçoar seus processos e serviços, nada melhor do que ouvir quem está na Instituição todos os dias: você. A avaliação é a oportunidade de você manifestar sua opinião, fazer sugestões e contribuir para o desenvolvimento da Universidade

No que consiste a Autoavaliação Institucional?

A Autoavaliação Institucional com a participação dos alunos é composta de dois processos:

- Autoavaliação dos Cursos de Graduação EAD - é um momento no qual estudantes dos cursos ofertados pela Univates na modalidade a distância realizam a sua autoavaliação nos componentes curriculares de cada curso e avaliam as tecnologias de informação e comunicação, o material didático, os tutores, as práticas pedagógicas e o currículo do curso. Após a avaliação, o coordenador de curso recebe um relatório detalhado, contendo também as observações dissertativas dos alunos (sempre anônimas). Os coordenadores têm um papel muito importante após a avaliação: encaminhar propostas de melhoria à área EAD e ao coordenador pedagógico. A Reitoria também recebe um relatório geral, que é analisado para encaminhamento de novas ações em nível institucional;

- Avaliação de Infraestrutura - é aplicada de forma permanente por meio de formulário disponível no Universo Univates, aqui. Também conta com a participação voluntária dos alunos e professores, permitindo aos representantes avaliar os serviços e a infraestrutura disponíveis para o desenvolvimento institucional. Conforme o gerente do setor de Engenharia e Manutenção, Robledo Müller, as demandas solicitadas pelos alunos são divididas em dois processos: manutenção e investimento. “A manutenção ou melhora da estrutura já construída tem sido atendida em sua plenitude. Mas os novos investimentos são um processo mais demorado, pois passam por avaliação da Reitoria”, conclui. Se você quiser solicitar a troca de uma lâmpada queimada ou sugerir um novo espaço, pode fazer isso a qualquer momento. A resposta será dada pela Ouvidoria, por e-mail, no prazo de cinco dias úteis.

Quem está envolvido?

O processo de Autoavaliação Institucional está vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, por meio do setor de Planejamento e Avaliação Institucional, e é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), uma comissão autônoma composta de representantes internos e externos. Cabe à CPA definir a metodologia, os procedimentos e os objetivos dos processos avaliativos, bem como construir e avaliar a proposta da autoavaliação, buscando aproximá-la do projeto da Instituição. A partir das informações recebidas por meio das avaliações, a CPA participa da análise e sugere à Reitoria um plano de ações de melhorias.

Como se analisam os resultados e se encaminham as melhorias?

Nicole Morás

Após cada processo avaliativo, cabe ao setor de Planejamento e Avaliação Institucional tabular os dados, gerar relatórios específicos de cada avaliação e disponibilizá-los às instâncias responsáveis, como Reitoria, CPA e Núcleo de Apoio Pedagógico. Os dados também são avaliados pelos setores impactados pelas sugestões e elogios recebidos. A partir do que é apontado pelos respondentes, cada curso encaminha suas ações de melhorias. Esses encaminhamentos são repassados à pró-reitoria responsável e também à CPA para acompanhamento. Saiba mais aqui.

Ao final de cada ano, relatórios gerais sobre os processos avaliativos são gerados por cursos e Centros, subsidiando a análise dos dados e informações e permitindo a elaboração do planejamento dessas áreas para o ano seguinte.

 

Com base nos relatórios de curso e de Centro, a CPA elabora o Relatório de Autoavaliação Institucional, entregue ao Ministério da Educação (MEC) no mês de março de cada ano. Todo esse processo resulta em diversas decisões decorrentes dos processos avaliativos que, integrados aos processos de planejamento e de gestão, induzem ao aperfeiçoamento da qualidade do ensino e dos serviços prestados pela Univates.

Como os resultados são divulgados?

Os principais resultados dos processos avaliativos internos ou externos são divulgados no Portal da Avaliação Institucional no site da Univates, que centraliza parte dos dados dos processos avaliativos, servindo como uma ferramenta que incentiva o acesso às informações relativas à avaliação por toda a comunidade acadêmica. Por meio desse canal, alunos, professores e comunidade podem buscar as informações que são de seu interesse de forma ágil e confiável.

A cada semestre, junto com o início do período de preenchimento da Autoavaliação dos Cursos de Graduação, as respostas às dúvidas mais apontadas na avaliação anterior são divulgadas por meio do Jornal da Avaliação, uma publicação on-line com matérias sobre os principais assuntos de interesse dos estudantes. Além disso, são publicadas matérias no site da Univates que avisam sobre o período de avaliação.

Quais melhorias já foram realizadas com a opinião dos estudantes dos cursos EAD?

a) Ampliação do tempo para a realização de atividades descritivas;

b) Aumento da equipe de tutores;

c) Revisão e adaptação do material de alguns componentes para as próximas edições;

d) Inclusão de videoaulas em alguns componentes curriculares;

e) Disponibilização de mais exercícios não avaliativos em alguns componentes;

f) Início da oferta de oficinas on-line ou em polos EAD.

Saiba mais aqui.

Existe legislação para a Autoavaliação Institucional?

Sim, a Autoavaliação Institucional é regida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. É um processo avaliativo que ocorre por meio da Autoavaliação dos Cursos de Graduação, da Avaliação de Serviços e Infraestrutura, entre outros processos avaliativos internos.

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